Reduzir os custos operacionais na indústria é um grande desafio para todo o negócio, o que exige profissionais prontos para atuarem nessa frente e equipamentos cada vez mais eficientes. A WEG, entendendo a importância de capacitar pessoas através da prática de utilização, correto dimensionamento e especificação dos equipamentos como ferramenta a alcançar melhores resultados, disponibiliza ao mercado um Centro de Treinamento para Clientes (CTC), que desde 2000 oferece treinamentos nos mais variados temas como motores elétricos, inversores e automação, tintas, energia solar e mobilidade elétrica.
Com o avanço da pandemia e a alta procura por cursos à distância, o CTC entendeu a necessidade de diversificar o modelo de aprendizagem e torná-lo mais dinâmico e interativo, e assim implantou o ensino síncrono, que somado a modalidade assíncrona, já disponível nos anos anteriores, contribuiu para treinar mais de 8 mil participantes somente em 2021.
Assim, os alunos têm ainda a possibilidade de escolher o formato que melhor se encaixa em seu perfil, sendo que no assíncrono o estudo ocorre de modo independente, onde o aluno define seu horário de estudo, e no síncrono as aulas acontecem em tempo real com o instrutor ensinando e tirando as dúvidas ao vivo.
“O CTC surgiu com o intuito de democratizar e compartilhar o conhecimento sobre diversos equipamentos WEG para atuantes da área elétrica, como clientes e estudantes, seja de escolas técnicas ou universidades, e hoje está disponível para todos os profissionais e interessados, possibilitando agora, com as versões EAD, a qualificação para um maior número de participantes em todo o Brasil”, reforça Daniel Godinho, Diretor de Relações Institucionais e Marketing.
Aos que buscam esses treinamentos, as modalidades EAD contribuem com o desenvolvimento de habilidades como confiança para a melhor escolha de solução às diferentes demandas fabris, percepção à aplicação e otimização de soluções de produção, gestão de tempo de trabalhos e manutenção de equipamentos, além de ampliar as competências profissionais para alcançar os melhores resultados na aplicação prática em seu dia a dia, e além disso, aproveitar ao máximo todas as vantagens dos produtos e soluções WEG.
Falando em WEG
A DOCOL, maior exportadora de metais sanitários da América Latina, pioneira e líder no Brasil na fabricação de produtos que garantem o uso consciente da água, escolheu as soluções WEG Energy Management e Plataforma IoT WEGnology – Plataforma IoT ‘Low-code’ – para implementar o seu próprio sistema de gerenciamento de recursos energéticos de forma integrada, digital e inteligente. Só na primeira fase do projeto, a Docol já conseguiu registrar redução expressiva no consumo de energia e estima que ao final do ano essa redução represente uma economia total equivalente ao plantio de aproximadamente 40 árvores ou à redução na emissão de 10 toneladas de carbono (tCO²e) ao ano.
Desperdícios identificados
Os resultados foram alcançados a partir das notificações geradas pelo software e também pela análise do histórico de dados de consumo e de qualidade da energia. Com a solução de gestão de energia e utilidades da WEG, foi possível identificar os desperdícios e com isso criar políticas mais efetivas de conscientização para os colaboradores. “Outros ganhos para planta, além da economia de energia, estão relacionados ao dimensionamento da distribuição de cargas, facilitando a adequação e a gestão de novas ampliações, garantindo assim um aumento na disponibilidade de energia no parque fabril”, relata o engenheiro Jefson de Souza Jr.
Internet das coisas
O WEG Energy Management é um software de gerenciamento do consumo de recursos energéticos, que transforma os dados coletados por dispositivos de medição de energia e utilidades em informações úteis para o monitoramento e gestão do uso desses recursos, em tempo real e de forma amigável. Aliado a Plataforma IoT WEGnology, a gestão de energia e utilidades se torna ainda mais completa, dando flexibilidade e adaptabilidade para a própria DOCOL customizar o seu monitoramento e ter informações sempre atualizadas e disponíveis em cloud para acesso de qualquer lugar e a qualquer momento, potencializando assim os ganhos produtivos. A WEG, reconhecida pelo desenvolvimento de equipamentos de alta performance para ambientes industriais, oferta ao mercado diversas combinações de produtos e soluções para a Indústria 4.0.
IPTU Corupá

Ederson Cleiton Mahs, fiscal de tributos da Prefeitura de Corupa | Foto: Divulgação
A Prefeitura Municipal de Corupá, por meio da Secretaria de Administração, Finanças e Planejamento, já disponibilizou no site corupa.atend.net as guias para impressão do IPTU 2022. No total, serão aproximadamente 5.700 carnês, com arrecadação bruta estimada de R$ 2,4 milhões. Ao contrário dos anos anteriores, não serão entregues nas residências. “Basta o contribuinte acessar o site da prefeitura, digitar o seu CPF e aparecerá a guia de impressão para pagamento à vista ou as parcelas”, disse Ederson Cleiton Mahs, fiscal de tributos.
Reajuste
Em relação ao ano anterior, a secretaria de Administração, Fazenda e Planejamento de Corupá optou apenas pela reposição da inflação do período de novembro de 2020 a outubro de 2021, totalizando 11% de reajuste. Ederson ressalta que tanto para o pagamento em cota única ou parcelado, o primeiro vencimento é 15 de março. Caso o contribuinte encontre alguma inconsistência nos valores cobrados, esta também é a data limite para protocolar o pedido de revisão que pode ser feito no próprio site ou no setor de tributação da prefeitura.
Desconto
Os contribuintes que pagaram no ano passado em cota única, terão 20 por cento de desconto. Aqueles que parcelaram no último exercício e não atrasaram os pagamentos, o desconto é de 15%, enquanto para os contribuintes que pagaram mesmo com atraso até o final de 2021, o abatimento é de 12%. Por fim, 10% para quem possui dívidas com o fisco municipal. Para mais informações, enviar mensagem para 3375.6515, que funciona também como WhatSapp.
Energia solar

Foto: Divulgação/Samae
No dia 24 de janeiro de 2022 o sistema de energia solar do Samae de Jaraguá do Sul, instalado em 2019, bateu o recorde de produção de energia. De acordo com os técnicos da autarquia foram 2,259 Megawatt-hora (MWh). Com mil placas fotovoltaicas e oito inversores de frequência instalados no telhado da ETA Central, o sistema gerou 884,78 MWh de energia, em 26 meses. A média de 34,03 MWh mensais é suficiente para abastecer 142 casas continuamente. Em valores, representa uma economia média mensal de R$ 14 mil em energia elétrica. “Geramos uma parte importante da energia que consumimos sem poluir o meio ambiente. Precisamos avançar na utilização da energia limpa”, explica o engenheiro e diretor Técnico do Samae, Deverson Simioni. Para o diretor presidente do Samae, Ademir Izidoro, essas ações otimizam o trabalho agregando valor ao saneamento básico. “Isso se reflete na qualidade dos nossos serviços”, afirma.