Diversidade cultural

Editorial OCP News

Editorial OCP News

Por: Áurea Arendartchuk

28/11/2020 - 06:11

Os quilômetros que separam Jaraguá do Sul das cidades do Nordeste estão sendo encurtados com a mistura de culturas, que ficou cada vez mais comum pelas bandas de cá.

Enquanto muitos sulistas sonham em morar no Nordeste um dia, principalmente no litoral, com paisagens de tirar o fôlego, muitos de lá, que almejaram um dia morar no Sul, acabaram vindo pra cá e se estabelecendo.

Não é mais incomum escutar um sotaque nordestino no comércio local, nas empresas, áreas de lazer, enfim, nas ruas da cidade. Também é possível se esbaldar com os deliciosos pratos trazidos do Nordeste que, assim como os pratos típicos alemães, italianos e húngaros, são de dar água na boca só de olhar.

Estima-se que existam cerca de 8 mil nordestinos vivendo na região. E temos aqui aqueles que fazem questão, assim como os jaraguaenses da gema, de preservar e difundir suas tradições.

E, se você ainda não sabia, Jaraguá já conta com um Centro de Tradições Nordestinas para reunir os milhares de conterrâneos e mostrar o que eles têm de melhor. Além disso, a alegria contagiante do nordestino também se junta à tradição alemã com a criação do Marreco da Madrugada.

Com esses costumes tão ricos e diversificados, tudo “xunto” e misturado, quem tem a ganhar é a própria população, que se enriquece culturalmente a cada dia. ‘Oxente menino’, ‘ein prosit’ para você!

 

Telegram Jaraguá do Sul