Pesquisa da Rede OCP reforça que consumidor do Vale do Itapocu está mais confiante com os rumos da economia

Foto Fábio Junkes/OCP News

Por: Pedro Leal

01/10/2020 - 05:10 - Atualizada em: 06/10/2020 - 13:44

A edição de setembro da Sondagem do Consumidor do Vale do Itapocu indica a continuidade da retomada da confiança do consumidor da região.

Encomendada pela Rede OCP de Comunicação em junho deste ano, a pesquisa mensal visa demonstrar a reação do consumidor de Jaraguá do Sul e Região ao cenário de pandemia e quais as perspectivas de consumo, métodos de pagamento e intenção de compras.

 

 

O principal dentre estes indicadores, o ICC (Índice de Confiança do Consumidor), quase dobrou sua pontuação desde o início da pesquisa.

Marcando em junho 52,3 pontos, na zona de “nada confiantes”, o indicador chegou a setembro marcando 103,1 pontos, voltando a zona de confiança. Em julho, marcava 73,5 pontos, e em agosto, 88,5.

Foto Studio OCP

Segundo a pesquisa, a retomada da confiança se deve em parte às medidas de transferência de renda durante a pandemia, como o auxílio emergencial, e a reabertura gradual do comércio, afastando os temores de um agravamento da crise econômica.

O Índice de Confiança do Consumidor é usado nacionalmente pela Fundação Getúlio Vargas.

Trata-se de uma média do índice da situação atual, que é como ele enxerga o momento atual, e do índice de expectativas, que é o que ele espera para os próximos três meses.

Cada quesito é calculado com base na proporção entre respostas favoráveis e desfavoráveis.

Otimismo para o futuro

O Índice de Situação Atual (ISA) marcou em setembro 93,5 pontos, passando de 52,3 pontos em junho para 74 em julho e para 83,1 pontos em agosto.

O Índice de Expectativas (IE), por sua vez, marcou em setembro 112,7 pontos, abrindo a pesquisa com 52,3 em junho, e seguindo para 73 pontos em julho e 94,4 pontos em agosto.

Foto Studio OCP

Os números indicam ainda uma percepção mais confiante do momento, apesar de cautelosa por conta do cenário de pandemia ainda não contornada, e um crescente otimismo para o futuro.

Ambos os componentes do ISA fecharam o mês em 93,5 pontos, indicando que a confiança segue em uma crescente.

Apenas um dos integrantes do índice de expectativas se mantém abaixo dos 100 pontos, a perspectiva para a renda pessoal, ainda em 96,3 pontos.

A perspectiva com a economia local, por sua vez, demonstra maior força: 123,5 pontos.

Foto Studio OCP

O temor do desemprego tem desaparecido, com este aspecto fortemente na zona da confiança, em 118,1 pontos, enquanto a perspectiva de endividamento também segue na zona da confiança, em 113 pontos.

Estes dados revelam que o consumidor do Vale do Itapocu acredita que os próximos meses serão de economia mais fortalecida e menores taxas de desemprego e endividamento.

Foto Studio OCP

O índice começa com 100 pontos, aos quais são adicionados o percentual de respostas positivas e subtraído o de respostas negativas.

Responda a pesquisa de ICC de outubro e receba os proximos resultados em primeira mão:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul