Rede OCP lança Índice com dados sobre os novos hábitos de consumo dos jaraguaenses na pandemia

Foto Fábio Junkes/OCP News

Por: Pedro Leal

18/08/2020 - 05:08

Visando compreender melhor a realidade e as perspectivas do consumidor em Jaraguá do Sul, a Rede OCP de Comunicação produziu uma pesquisa que culminou com o Índice Confiança do Consumidor (ICC), que mede a opinião dos jaraguaenses sobre a realidade atual da economia e suas perspectivas para os próximos três meses.

Durante esta semana, os dados deste levantamento serão aprofundados em matérias que vão detalhar cada um dos quesitos abordados na pesquisa.

A pesquisa, que começou em junho e conta com resultados para o mês de julho e o mês de agosto, demonstra uma melhora considerável na percepção econômica dos jaraguaenses que, no entanto, segue negativa.

Agosto também demonstra avanço, ainda na zona negativa.

Os dados de junho demonstravam um índice de confiança baixo: 52,3 pontos.

Em julho, embora ainda baixo, o índice saiu da zona do “nada confiantes” para o “pouco confiante”, em 73,5 pontos. Em agosto, o indicador de confiança passou para 88,75 pontos.

Foto Fábio Junkes/OCP News

O Índice de Confiança do Consumidor é usado nacionalmente pela Fundação Getúlio Vargas. O coordenador da pesquisa realizada pela Rede OCP, Wilson Eduardo Rebelo, explica o cálculo do indicador.

“O índice de confiança do consumidor é uma média do índice da situação atual, que é como ele enxerga o momento atual, e do índice de expectativas, que é o que ele espera para os próximos três meses”, explica Rebelo.

“Cada quesito é calculado com base na proporção entre respostas favoráveis e desfavoráveis”, completa.

O índice começa com 100 pontos, aos quais são adicionados o percentual de respostas positivas e subtraído o de respostas negativas.

Recuperação da confiança

Segundo o pesquisador, as medidas de combate à pandemia e de amenização de impactos ajudaram na recuperação da confiança.

“Com a chegada do auxílio emergencial aos informais, às empresas e aos estados e municípios, bem como novas notícias sobre o avanço nas pesquisas das vacinas, tivemos uma boa recuperação no mês de julho”, avalia.

“Ainda estamos em um período de incertezas, mas se as curvas de contágio e mortes continuarem a cair, e as restrições forem sendo abrandadas, podemos ter uma recuperação considerável ainda em 2020”, diz.

Dentre os componentes do ICC, o índice de situação atual (ISA) passou de 52,3 pontos em junho para 74 em julho e para 83,1 pontos em agosto.

O índice de expectativas passou de 52,3 para 73 pontos em julho e 94,4 pontos em agosto.

Participaram da pesquisa 773 pessoas na edição de junho, 895 na de julho e 924 na de agosto. Por ser proporcional, a variação numérica na amostragem não causa distorções nos resultados.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul