Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

“Causas de subfertilidade”

Foto Pixabay

Por: Juliana Bizatto

20/08/2020 - 10:08 - Atualizada em: 20/08/2020 - 10:09

Hoje vou trazer aqui uma breve discussão sobre causas de subfertilidade. Como disse em colunas anteriores, nós avaliamos o casal e não o indivíduo. Existem várias estatísticas sobre as causas, e vou trazer algumas para vocês.

A subfertilidade está relacionada de 30% a 35% às mulheres apenas; 30% apenas aos homens; de 20% a 30% aos dois (homem + mulher) e 15% dos casos ficam sem diagnóstico. Por isso, não vale a pena submeter a mulher a uma série de exames, caso o homem não esteja disposto a fazer alguns sacrifícios também.

Vale lembrar que fazer filho ainda é mais fácil do que criá-los. Então, decidir trazer uma criança ao mundo requer muita responsabilidade e abnegação dos dois, se vocês sentem dificuldades de estar na mesma página agora, isso já pode ser um indicativo de dificuldades futuras. Pensem bem!

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Quando falamos de causas de subfertilidade feminina, podemos dividi-las das seguintes formas: 14% tubária/trompas; 7% endometriose; 6% ovulatória – a mulher tem dificuldade em ovular (grande exemplo: Síndrome dos Ovários Policísticos e obesidade); 6% baixa reserva ovariana – principalmente com idade avançada da mulher; 1% fator uterino – malformações, miomas, etc; e 13% múltiplas causas.

A gravidez

Para uma gravidez acontecer, primeiro a mulher tem que ovular (fator ovulatório), ela precisa ter relação sexual no período fértil e o homem tem que ter espermatozoides rápidos, saudáveis, com boa vitalidade e em quantidade suficiente (fator masculino).

O espermatozoide precisa trafegar pela vagina e alcançar o colo do útero (fator cervical). Ele precisa caminhar pelo útero e trompas (fator tubário) e fecundar esse óvulo. O óvulo fecundado deve caminhar pela trompa e alcançar o útero, e ali se inserir (fator uterino) e crescer.

Além disso, existem doenças e alterações que interferem em várias partes do processo acima, como: endometriose, alteração da função da tireoide, função renal ou hepática, alteração de prolactina, diabetes, entre outros.

Vou trazer nas próximas matérias sobre cada um desses fatores causais de subfertilidade e alterações comportamentais que podem melhorar a subfertilidade.

Na próxima edição, vamos falar sobre como o peso pode interferir na fertilidade feminina. Ficou com dúvidas? Fale com seu médico, e se eu for sua médica, fale comigo. Mais informações no nosso Instagram @drajulianabizatto.

Referências Bibliográficas: Ginecologia de Williams, 2 ed. 2014 | Propedêutica basal da infertilidade Conjugal. Protocolos Febrasgo. 2018

Dra. Juliana Bizatto

(CRM/SC 16684 | RQE 15232)

Endereço: Edificio Blue Chip: rua João Planincheck, 1990 – sala 501, bairro Jaraguá Esquerdo

Contato: (47) 3307 4853 | 9 9154 7387

Redes sociais: Facebook | Instagram

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Juliana Bizatto

Médica especializada em ginecologia e obstetrícia, pela Maternidade Darcy Vargas.