Nesta segunda-feira (13), a Prefeitura de Blumenau confirmou mais duas mortes relacionadas ao coronavírus. As vítimas foram dois idosos, um de 63 e outro de 67 anos, que tinham comorbidades. Agora, a cidade contabiliza 19 óbitos de pacientes que tiveram a doença diagnosticada.
O número de casos da Covid-19 segue crescendo aceleradamente no município. Nas últimas 24 horas, houve a confirmação de 212 novos infectados, totalizando 4.460 contaminações até o momento.
Uma situação que tem causado preocupação é o comprometimento da estrutura hospitalar. A taxa de ocupação dos leitos de UTI reservados para atendimento de pacientes com confirmação ou suspeita de coronavírus atingiu 81% na cidade. Dos 63 leitos separados para tratamento avançado da doença nos hospitais, 51 estão ocupados atualmente. São 44 pacientes de Blumenau e outros sete de municípios da região.
Para tentar evitar um colapso no sistema de saúde, mais 25 leitos públicos de UTI serão implantados – dez no Hospital Santo Antônio e 15 no Hospital Santa Isabel. Contudo, essas novas estruturas devem demorar cerca de dez dias para ficarem prontas.
O prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) afirmou que haverá uma “operação de guerra” para a montagem desses leitos. “Mas isso não significa que nós vamos relaxar. Não é porque teremos mais leitos que estaremos tranquilos. Não é nada disso. O crescimento dos números não nos dá esse direito a uma flexibilização”, alertou.
- Covid-19: Força-tarefa interrompe 21 eventos particulares no fim de semana em Blumenau
- Covid-19: Após aumento de 274%, Blumenau decide suspender circulação do transporte coletivo
- Covid-19: “Estamos brincando com algo que não dá para brincar”, afirma prefeito de Blumenau
- Fiscalização do uso de máscara é iniciada em Blumenau; multa mínima será de R$ 213,51
- Site mostra risco de contaminação por coronavírus em bairros de Blumenau e de outras cidades
A partir desta terça-feira (14), as novas medidas de restrição, que foram anunciadas pela Prefeitura no domingo (12), entram em vigor, entre elas está a suspensão do transporte coletivo por 14 dias e a limitação dos horários de funcionamento de shoppings, bares, padarias e restaurantes.
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?
Telegram Jaraguá do Sul