Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Portaria libera retorno de cirurgias, consultas e exames eletivos em SC

Foto Arquivo OCP News

Por: Áurea Arendartchuk

20/05/2020 - 20:05 - Atualizada em: 20/05/2020 - 20:27

O Governo do Estado informou no começo da noite desta quarta-feira (20) que liberou o retorno das cirurgias, consultas e exames eletivos na rede hospitalar pública e privada de Santa Catarina.

A determinação consta em duas portarias publicadas hoje no Diário Oficial do Estado. O anúncio foi feito pelo governador Carlos Moisés (PSL) durante coletiva de imprensa, ao lado do secretário de Estado da Saúde André Motta Ribeiro.

O governador lembrou que os procedimentos eletivos estavam suspensos desde a adoção das primeiras medidas de distanciamento social no estado, no dia 17 de março. Pouco mais de dois meses depois, Carlos Moisés afirma já ser possível dar esse passo.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

“Todas as nossas ações são feitas de maneira responsável. Essa liberação ocorre apenas porque nossa área técnica considerou já ser possível fazer o retorno. Tomamos atitudes no tempo correto nesse enfrentamento à Covid-19 e isso pode ser visto nos números que alcançamos, na comparação com outros lugares”, ressalta o governador.

O secretário André Motta explica que os agendamentos podem começar já nesta quarta-feira (20), porém as cirurgias, consultas e exames só poderão ser realizados a partir da próxima segunda-feira (25). As unidades hospitalares devem respeitar um limite quantitativo de 50% da capacidade prevista no plano operativo.

“Estamos fazendo uma liberação com regramentos. Deve ser respeitada uma série de condicionantes para que os procedimentos eletivos ocorram. A prioridade do Estado permanece no combate à pandemia, e os resultados do trabalho estão aparecendo”, afirma Motta.

Os procedimentos cirúrgicos eletivos de alta complexidade e demais procedimentos cirúrgicos eletivos que demandam reserva de leito de UTI permanecem suspensos, exceto aqueles considerados “tempo-sensíveis” – quando a não realização da cirurgia pode deixar sequelas – mediante manifestação da equipe médica e autorização da instância regulatória. Também estão suspensas visitas hospitalares e a presença de acompanhante deve ser restrita a um acompanhante por paciente.

As unidades hospitalares serão responsáveis por realizar o chamamento dos pacientes com cirurgias eletivas de média complexidade, previamente autorizadas pelas Centrais Regionais de Regulação de Internações Hospitalares.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.