Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em reunião com o deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB) e representantes de entidades médicas, o secretário de Estado da Saúde André Motta Ribeiro, destacou que nesta quarta-feira (20) o governo do Estado fará o anúncio da retomada das cirurgias eletivas.

Procedimentos médicos que não fossem de emergência ou urgência estavam suspensos desde o mês de março por causa da pandemia de Covid-19. O regramento e os critérios para a retomada serão definidos em portaria que será publicada no Diário Oficial.

Participaram da reunião, articulada pelo deputado Caropreso, representantes da Associação Catarinense de Medicina (ACM), do Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (Simesc), do Conselho Regional de Medicina (CRM/SC) e da Academia de Medicina de Santa Catarina (Acamesc).

“É uma notícia importante que atende ao pleito que apresentamos por meio da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. A suspensão foi necessária em um primeiro momento, mas o seu prolongamento está asfixiando vários hospitais que necessitam da receita obtida com as cirurgias eletivas para manter equipes médicas. Além disso, são centenas de pessoas nas filas com exames prontos aguardando agendamento ou mutirões de cirurgias. Casos simples podem se tornar emergências médicas devido à longa espera”, destaca o deputado.

Hotel para profissionais de saúde

Durante a reunião, os representantes de entidades médicas demonstraram solidariedade e se colocaram a disposição do novo secretário de Saúde no enfrentamento da pandemia. Eles apresentaram uma pauta no sentido do governo não medir esforços para garantir proteção das equipes médicas e de saúde que estão atuando no atendimento a pacientes infectados pelo novo coronavírus.

O secretário de Estado da Saúde André Motta Ribeiro, garantiu que não faltarão equipamentos de proteção individual (EPIs) e que a Secretaria, com apoio das entidades, está reforçando treinamentos.

Ribeiro comunicou ainda que a Secretaria, em atendimento a uma sugestão feita pelo deputado Vicente ao Grupo de Ações Coordenadas (Grac), está finalizando o processo de mapeamento de hotéis que ficam próximos de hospitais referência para Covid-19 para alocar os profissionais de saúde que trabalham nessas unidades.

“A construção do processo de negociação com os empreendimentos está sendo finalizada, assim como o regramento sanitário para que os servidores possam ocupar quartos nesses hotéis", comentou o secretário.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul