Mesmo sem nenhum caso confirmado de coronavírus em Jaraguá do Sul, uma rede de prevenção foi formada entre a Prefeitura e diversas entidades que atuam no município para amenizar os efeitos da pandemia na região.
Segundo o secretário de Saúde, Alceu Moretti, até a manhã desta quarta-feira (18), a cidade contava com 14 suspeitos e sete descartados.
Ele destaca que o município terá leitos de UTI nos hospitais São José e Jaraguá disponíveis para casos de coronavírus. “As consultas, exames e cirurgias eletivas foram canceladas para que os hospitais possam atender essa demanda, isso é prioridade no momento”, aponta.
Com as medidas de prevenção já adotadas em Jaraguá, o secretário acredita que o número de internações pela Covid-19 consiga ser amenizado.
“Cada dia é diferente, por isso fazemos reuniões diariamente e acompanhamos as resoluções divulgadas pelo Ministério da Saúde e Estado. Nossa rede de prevenção e ação está bem montada”, comenta.
Quando e onde procurar atendimento?
- Gripe comum, sem febre: o recomendado é ficar em casa, de repouso;
- Febre até 37.8ºC: procure uma unidade de saúde;
- Febre acima disso, com dificuldade para respirar e dor de cabeça: vá até um pronto-socorro para receber tratamento e as orientações adequadas.
Os testes para coronavírus são feitos em pacientes com indicação para coronavírus no Pama 1, no Czerniewicz. O material será avaliado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Florianópolis.
- Cuidados básicos de higiene e convívio podem prevenir contaminação por coronavírus
- Início da campanha de vacinação contra a gripe é antecipado para segunda-feira (23)
- Coronavírus: confira o que abre e fecha com as medidas de restrição em SC
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram Jaraguá do Sul