“Fazer o que precisa ser feito”, esta é uma das falas que melhor conseguem expressar a trajetória da empresária Andréia Chiavini, precursora da técnica do pilates em Jaraguá do Sul.
Nascida em Joaçaba, a fisioterapeuta lutou muito até ser reconhecida em seu ramo de atuação e também para conseguir criar e administrar os quatro estúdios de pilates na Clínica SER.

Foto divulgação
Enquanto fazia a graduação em fisioterapia, Andréia se dividia entre os estudos e uma jornada de trabalho muito longa. Apesar de esta rotina ser complicada, a profissional contornou as adversidades, se formou e começou a atuar em Florianópolis.
Nesta época, ainda no início da carreira, Andréia não via o pilates como “coisa de fisioterapeuta”. Porém, sentiu que precisava cuidar melhor do corpo e começou a praticar o método como aluna. Logo na primeira aula se apaixonou e viu que o pilates era sua vocação.
“Comecei a substituir a dona da clínica nos atendimentos, fiz um curso rápido para ter um certificado e meus horários foram enchendo”, conta Andréia.
Após anos atuando na clínica onde começou com o pilates, a fisioterapeuta decidiu se mudar para Jaraguá do Sul, cidade que morava seu noivo. Neste processo, deixou currículo na Clínica SER e foi selecionada por Rita Grubba para fazer parte da equipe.
Mudança de rumos
De acordo com Andreia, a chegada em Jaraguá do Sul foi um processo difícil mas de muito aprendizado. Ela era uma estranha na cidade, aplicando um método com equipamentos diferentes e que ninguém nunca tinha ouvido falar.
“Eu não tinha medo, na verdade, não pensava nisso, apenas queria trabalhar, prosperar e fazer acontecer. Comecei a ter alunos, fazer amizades, mostrar meu trabalho e minha agenda começou a encher”, relata.
Três anos após a chegada em Jaraguá do Sul, Andréia recebeu a proposta de abrir mais um estúdio de pilates na filial da Clínica SER da Barra do Rio Cerro e não pensou duas vezes quando aceitou o convite.
“Foi um processo tranquilo, já tinha uma profissional na clínica com o perfil perfeito para trabalhar com Pilates. Ela fez o curso, passei as instruções de como funcionava e os novos atendimentos começaram”, comenta.
Movimentos que curam
Atualmente, além dos três estúdios de pilates com equipamentos, Andréia coordena também um estúdio de treinamento funcional e TRX. Dentro deles, atuam as melhores profissionais do pilates de toda a região e a fisioterapeuta não mede esforços para expressar o seu orgulho pela equipe de prestígio que construiu.
“Somos todos fisioterapeutas, hoje a equipe conta com 8 profissionais qualificados, atualizados e especializados em movimento”, elogia Andréia.
A atenção das profissionais se mede pela forma que todos os estúdios funcionam. Não existem equipamentos de força e circuitos prontos, cada aluno recebe um planejamento personalizado de pilates para que o método seja um agente de mudança na saúde e na rotina de cada uma das pessoas que procuram pelos estúdios.
Veja imagens dos estúdios
De acordo com Andréia, está abordagem individualizada foi a melhor forma de cumprir o proposito que sempre sonhou para os estúdios: trazer qualidade de vida às pessoas para que elas possam “se movimentar com liberdade, sem dores e sem limitações”.
Ela ainda complementa que não consegue olhar para um aluno como “apenas um corpo”. Para ela, cada pessoa carrega uma história e por isso se sente realizada em, através do movimento, curar e transformar vidas.
- Carreira: minha escolha;
- Família: minha base;
- Sonho: a cura do câncer;
- Uma inspiração: meu marido;
- Um hobby: viajar de moto;
- Um livro: Deus – Betania Scheuer;
- Uma frase: Aceito, confio, entrego e agradeço;
- O que é ser uma mulher realizada? Ser feliz.