Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Cerca de 800 pessoas podem ser despejadas de ocupação irregular em Araquari

Foto: Divulgação

Por: Tanara Fagundes

17/01/2020 - 10:01 - Atualizada em: 17/01/2020 - 10:15

Os moradores da Ocupação Jardim das Oliveiras, em Araquari, tiveram até esta quinta-feira (16) como prazo final para deixarem suas casas.

As moradias foram construídas em uma área que pertence à Secretaria de Patrimônio da União (SPU), do Governo Federal, e começaram a ser ocupada pelos atuais moradores há cerca de oito anos. Agora, uma decisão da Justiça Federal determinou a reintegração de posse.

No momento, cerca de 200 famílias vivem na área de 248 mil metros quadrados, em um número aproximado de 800 pessoas.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Há uma semana, eles fazem manifestações para chamar a atenção do poder público, tentando evitar que a ação aconteça. Com panelas e bandeiras, eles saíram às ruas de Araquari e de Joinville em passeatas. Também foi feito um culto ecumênico no domingo.

Em setembro de 2019, após recurso da Defensoria Pública, o Tribunal manteve a sentença e estipulou o prazo de 30 dias para que as famílias deixassem voluntariamente a área, com a possibilidade de serem inscritas em um suposto novo projeto de regularização fundiária no mesmo local.

De acordo com a DPU, como todo o processo já transitou em julgado, não existe mais possibilidade de recursos. A partir do momento da notificação, o prazo se encerraria nesta sexta-feira (17).

O presidente da associação de moradores, no entanto, questiona a destinação dos moradores, que sequer têm um lugar para ficar. “As 200 famílias não têm pra onde ir. Não tem nem o que dizer, vamos sair voluntariamente e ir pra onde? As famílias não têm pra onde ir. Nós vamos resistir, lutar com todas as forças”, contou.

A comunidade preparou uma vigília no loteamento a partir das 18h da quinta-feira (16) até às 21h de sexta-feira (17).

*Com informações da ND Mais e NSC

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Facebook Messenger

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Tanara Fagundes

Jornalista.