Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Chuva intensa causa estragos em diversas ruas em Jaraguá do Sul

Moradora da rua Rudolfo Grossglakz afirma que nunca viu um estrago tão grande nos 20 anos que mora no local | Foto: Fábio Junkes/OCP News

Por: Claudio Costa

04/11/2019 - 19:11 - Atualizada em: 04/11/2019 - 20:07

 

A forte chuva registrada neste domingo (3) causou estragos em Jaraguá do Sul. Durante a segunda-feira (4), equipes da Secretaria de Obras realizaram a limpeza das ruas Carlos Oecshler, José Theodoro Ribeiro, Luís Spezia, Domingos Rosa e da avenida Marechal Deodoro da Fonseca, os grandes pontos de alagamento, e outras vias menores.

De acordo com o secretário de Obras, Onésimo Sell, outros pontos também foram limpos pelos servidores durante o dia. Também foram registrados estragos nas ruas Rudolfo Grossglakz, Olímpio Junkes, ambas no bairro Ilha da Figueira, e Rua André Corsino de Magalhães, no Vila Nova.

Equipe da Secretaria de Obras realizou a limpeza da rua Seme Matar, no Centro, na tarde desta segunda | Foto: Fábio Junkes/OCP News

A aposentada Maria Elisabete Rosa, de 62 anos, mora há 20 anos na rua Rudolfo Grossglakz e nunca viu um estrago como esse. Ela conta que ficou assustada com o grande volume de água que desceu pela rua e que por pouco não teve a casa invadida.

“Eu fico indignada porque ninguém veio fazer nada ainda. Como é que o meu filho vai trabalhar? Dependendo da lajota, se você pisar, afunda. Isso é um descaso! Durante a noite, eu tive que chamar o Samae para trancar a água. Senão, seria pior”, comenta a aposentada.

50mm de chuva em uma hora

A Defesa Civil registrou ocorrências em 13 bairros e localidades de Jaraguá do Sul. O órgão atendeu, até às 21h30 deste domingo, 18 casos por todo o município. Em pouco mais de uma hora, choveu uma média de 50 milímetros na cidade.

As equipes do órgão registraram 10 pontos de alagamentos, três quedas de muros, quatro estruturas com rachaduras e o risco eminente da queda de uma árvore. O último está sendo avaliado pela Defesa Civil.

Os bairros e localidades onde as ocorrências foram registradas são: Tifa Martins, Ilha da Figueira, Água Verde, São Luís, Jaraguá Esquerdo, Rau, Vila Nova, Barra do Rio Molha, Centro, Jaraguá 84, Vila Lenzi e Garibaldi.

Tempo instável

A semana promete ser de instabilidade climática com pancadas de chuva durante o período. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Defesa Civil do Estado de Santa Catarina. Para a região do Litoral Norte, o tempo fechado e chuvoso deve se estender até a tarde desta terça-feira (5).

A previsão é de temporais com rajadas de ventos maior ou igual a 60 km/h. A quantidade de chuva deve ficar entre 20 a 40 milímetros no período de 24 horas. Estas condições são provocadas pelo avanço de uma frente fria, combinada com os ventos quentes e úmidos da Amazônia e instabilidades em médios e altos níveis da atmosfera.

O conjunto favorece a formação de núcleos de tempestades explosivas. Na sexta-feira (8), a previsão é de chuva mais fraca e isolada mais na região Leste do Estado, com elevação da temperatura para máxima de 28°C no Oeste e 25°C no restante de Santa Catarina.

 

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc…):

Telegram

Facebook Messenger

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Claudio Costa

Jornalista pós-graduado em investigação criminal e psicologia forense, perícia criminal, marketing digital, em inteligência artificial e pós-graduando em gestão de equipes.