O Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) do 14º Batalhão de Polícia Militar realiza a primeira edição da corrida rústica no dia 18 de agosto, em Jaraguá do Sul.
Além de promover a atividade física na região, o evento tem como finalidade aproximar a comunidade dos policiais militares.
De acordo com o comandante das especializadas do 14º BPM, tenente Anderson Andrey, a realização da corrida é um desejo antigo do batalhão. O PPT de outros batalhões de Santa Catarina já promoveram eventos semelhantes e com grande adesão de atletas profissionais e amadores.
Com largada e chegada na sede do 14º BPM, na rua Gustavo Hagedorn, no bairro Nova Brasília, a corrida rústica promovida pelo Pelotão de Patrulhamento Tático terá três categorias: seis quilômetros, seis quilômetros fardado e 12 quilômetros.
As regras, o percurso e outras informações podem ser obtidas no site do batalhão.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pela internet. O primeiro lote promocional será disponibilizado até segunda-feira (22) e custa R$ 40 e taxa de administração do site. O segundo lote vai elevar o custo para R$ 50.
Militares estaduais, militares federais e idosos terão desconto de 50% na taxa de inscrição. Além da medalha de participação, os participantes vão receber um kit com camiseta, frutas, o número e um chip.
Policial atleta
É muito comum ver policiais militares do PPT participando de provas dessa modalidade. Andrey comenta que a atividade esportiva é inerente à atividade policial.
Ele afirma que o PM precisa estar com a sua condição física em alta performance. Na equipe tática, esse quesito é essencial.
“Atividades físicas como musculação, jiu-jitsu, outras artes marciais e corrida trazem um benefício essencial para a atuação do policial. Por conta disso, o comando incentiva a prática esportiva e fomenta que os policiais participem de outros eventos. Nada mais justo que eles promovam um evento na nossa casa”, destaca.
A corrida tem como objetivo comemorar os 20 anos de criação da equipe Tática em Jaraguá do Sul. Antigamente chamado de Grupo de Operações Especiais (GOE), passou a ser chamado Grupo de Resposta Tática (GRT), quando o batalhão era a 3ª Companhia do 8º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Joinville, até receber a denominação atual.
Percurso
O percurso da corrida é o mesmo utilizado pelos policiais militares do Pelotão de Patrulhamento Tático nos treinamentos físicos.
A ideia é trazer a população para treinar no trajeto que os integrantes do PPT utilizam para se manter em forma e garantir a segurança de Jaraguá do Sul.
O comandante das especializadas do 14º BPM ressalta que a ideia é justamente unir os corredores com os atletas policiais militares.
“Quem gosta de atividade física, principalmente corrida, vai se divertir muito’, frisa Andrey, ao lembrar que haverá eventos anexos à prova e um sorteio para os inscritos.
“É um desafio, é algo novo na região. Fora os policiais do Tático, ninguém fez esse circuito. Nós já temos os nosso tempo registrado e tenho certeza que corredores profissionais e amadores vão bater o nossos tempo. Essa é a ideia. É um percurso tranquilo e tenho certeza que muitos vão se surpreender”, comenta.
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram
Facebook Messenger