Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

PF investiga se hackers presos em SC tem ligação com ataque em celular de Moro

Foto Arquivo/Agência Brasil

Por: William Fritzke

18/06/2019 - 11:06 - Atualizada em: 18/06/2019 - 15:00

A Polícia Federal está investigando se há ligação entre o grupo preso na manhã desta terça-feira (18) em Santa Catarina, com a onda de ataques de hackers, sofridos pelo ministro Sérgio Moro, pelo procurador Deltan Dalagnol e outras autoridades. O vazamento foi divulgado pelo site The Intercept.

A operação denominada de Chabu, mirou o grupo que tinha como prática violar investigações criminais em andamento que visavam desarticular organizações criminosas. As investigações já ocorrem a bastante tempo mas nas últimas semanas, após os ataques, a possibilidade de ligação dos casos começou a ser ventilada.

Segundo a revista Crusoé, uma fonte da PF confirmou que os policiais não descartam a possibilidade da participação dos criminosos. Entre os presos está o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro que era do MDB mas pediu desligamento do partido. O ex-secretário de Estado da Casa Civil, Luciano Veloso, do governo de Eduardo Pinho Moreira (MDB), também estaria entre os presos.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

De acordo com as informações divulgadas pela PF, foram 30 mandados, sendo 23 de busca e apreensão e sete de prisão temporária em Santa Catarina, expedidos pelo TRF 4 em Porto Alegre. Outro preso foi o  delegado Fernando Caieron, da Polícia Federal em Florianópolis. Segundo a Polícia Federal, ele é suspeito de atrapalhar a investigação contra uma organização criminosa.

Os hackers eram tão bem organizados que tinham em sua propriedade, equipamentos de contra-inteligência vindos do exterior, capazes de montar “salas seguras” que são ambientes á prova de vigilância.

Leia mais:

Prefeito de Florianópolis é preso temporariamente em ação da PF

Quer receber as notícias no WhatsApp?

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

William Fritzke

Repórter especialista em segurança e apresentador do programa Plantão Policial.