Bosque vai estimular contato com a natureza em escola de Massaranduba

Obras começaram com a presença de prefeito e secretário de Massaranduba. | Foto: Divulgação PMM

Por: Guilherme Mélo

31/05/2019 - 05:05

A necessidade de mais espaços para as crianças brincarem e se desenvolverem motivou a criação do “Bosque Encantado” no CEI (Centro de Educação Infantil) Aldolino Guesser, em Massaranduba.

Pirâmide de pneus, caminho sensorial, observatório de pássaros, mini campo de futebol, são alguns dos elementos que serão criados para estimular os pequenos.

“Cada ambiente desse oferece às crianças um momento de aprendizagem onde o brincar, de forma intencional, está alinhado com a aprendizagem”, explica o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Cristiano Rodolfo Tironi.

A pirâmide de pneus trabalhará a coordenação motora dos pequenos, enquanto o caminho sensorial será uma experiência para despertar os sentidos.

Comunidade e alunos participarão da construção do espaço. | Foto: Divulgação PMM

“Nele [bosque] tem diferentes espaços e lá tem pedras, pelotas de barro, casca de árvore, folhas, para a cada pisada, a criança sentir um elemento da natureza diferente”, descreve Tais Bertoldi, diretora do CEI Aldolino Guesser.

A diretora observa cada vez mais crianças dentro de casas e apartamentos, imersas em computadores, celular e tablets, mesmo no interior, onde o contato com a natureza poderia ser mais frequente.

“Os pais trabalham em empresas, eles chegam em casa e muitas eles acham nas mídias digitais uma forma de distrair, brincar com as crianças para eles poderem fazer suas atividades domésticas”, conta Tais.

 

Escola e comunidade trabalham juntas

O terreno pertencia ao governo do Estado e foi repassado para o CEI, a terraplanagem foi providenciada pela Prefeitura e a construção será feita pelos alunos, professores e comunidade. Cada turma ficará responsável por um espaço, que deve ficar pronto em novembro.

“A pirâmide de pneus vai ser construído pelo jardim, o caminho sensorial é o projeto da hora atividade e assim por diante”, diz a diretora.

De acordo com o secretário Tironi, o projeto faz parte do Programa de Formação Continuada em Eco Formação, desenvolvido no município desde 2018. O programa é feito em parceria com a RIEC (Rede Internacional de Escolas Criativas), que oferece formação e capacitação para professores e gestores.

 

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?