Semifinais do Estadual neste domingo (14) terão árbitro de vídeo

Jogo em Chapecó terá auxílio do VAR | Foto FCF/Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

14/04/2019 - 09:04 - Atualizada em: 14/04/2019 - 09:34

Os finalistas do Campeonato Catarinense 2019 serão conhecidos neste domingo. Avaí x Criciúma e  Chapecoense x Figueirense decidem a partir das 16h quais os dois classificados para a decisão da competição, que será realizada no próximo domingo (21), também em jogo único.

Geninho (Avaí), Hemerson Maria (Figueirense), Ney Franco (Chapecoense) e Gilson Kleina (Criciúma) são os técnicos em busca da taça | Foto Associação de Clubes SC/Divulgação

A novidade nesta fase final do Estadual é a utilização do VAR, o árbitro de vídeo que auxilia o juiz principal nas tomadas de decisões. Os equipamentos foram testado neste sábado (13) e estarão em funcionamento neste domingo.

Nos duelos semifinais, não há vantagem do empate. Se os jogos terminarem empatados, a vaga será definida na disputa de pênaltis. O único favorecimento que Avaí (primeiro colocado na fase de classificação) e Chapecoense (segundo lugar) é jogarem diante dos seus torcedores.

 

Ressacada será o palco de Avaí x Chapecoense neste domingo | Foto André Palma Ribeiro/Avaí FC/Divulgaçáo

Avaí x Criciúma, 16h Ressacada

Nem o técnico Geninho, muito menos Gilson Kleina definiram Avaí e Criciúma, respectivamente, com antecedência. Os dois treinados têm problemas de lesões nas equipes e aproveitaram para fazer mistérios nas escalações.

O Avaí pode contar com retornos de atletas como Gegê e Jones Carioca, recuperados de lesão, mas que estão sem jogar há vários jogos. No gol, Lucas Frigeri ganha a vaga pelo rodízio implementado por Geninho. O Leão da Ilha segue invicto na Ressacada neste Estadual.

No Criciúma, o treinador depende dos médicos para escalar o time. Luiz e Eduardo, machucados, são dúvidas. Kleina confia na bola parada e no contra-ataque para tirar a invencibilidade do Avaí em casa no estadual. Neste ponto, Daniel Costa é a grande arma.

Confrontos na primeira fase:

  • 03/02 – Avaí 3×0 Criciúma
  • 24/03 – Criciúma 0x2 Avaí

Arena Condá será palco de Chapecoense x Figueirense neste doningo | Foto Márcio Cunha/A. Chapecoense F./Divulgação

Chapecoense x Figueirense, 16h, Arena Condá

Assim como em Florianópolis, o duelo em Chapecó está cercado de cuidados e mistérios por parte dos treinadores de Chapecoense e Figueirense. Ney Franco e Hemerson Maria também guardam segredos e não antecipam as duas escalações para o confronto desta tarde.

O Figueirense teve a semana livre para trabalhar, quando Hemerson Maria pode testar as opções de formação. Apesar dos segredos, a equipe não deve ter grandes novidades. A principal baixa do Figueirense será do volante Betinho, com catapora. O time também não poderá contar com o também volante Patrick, com lesão muscular.

O palco do jogo traz boas recordações para alguns remanescentes do elenco, já que em 2018 o Figueira foi campeão estadual em Chapecó.

No Verdão, o técnico Ney Franco pode manter a mesma escalação que venceu o Criciúma, pela Copa do Brasil, no meio da semana e garanti vaga na quarta fase da disputa nacional. Bryan, Elias, Kendy, Joílson, Thiago Santos e Renato, todos lesionados, estão fora. O goleiro João Ricardo, suspenso preventivamente por doping, também. Como o recém contratado Vagner não foi inscrito no Estadual, o jovem Tiepo assume a vaga.

Confrontos na primeira fase:

  • 16/02 – Chapecoense 0x0 Figueirense
  • 03/04 – Figueirense 3×3 Chapecoense

Auxilio da arbitragem de vídeo será usado pela primeira vez em Sc | Foto FCF/Divulgação

Pela primeira vez Estadual terá VAR

A Arena Condá, em Chapecó e a Ressacada, em Florianópolis foram homologados neste sábado (13) para utilizar o recurso do Árbitro de Vídeo – VAR.

Os dois estádios foram habilitados com a realização dos eventos-teste que certificaram os recursos técnicos de captação de imagens e de comunicação entre os integrantes da equipe de arbitragem. Categorias de base de Chapecoense e Avaí participaram da atividade durante 30 minutos. Após a realização dos eventos de homologação, os instrutores da Confederação Brasileira de Futebol proferiam palestras para os integrantes da imprensa.

Em Chapecó, na Arena Condá, o Supervisor VAR/CBF – Almir Mello e o Quality Manager VAR/CBF – Cláudio Freitas, proferiram a palestra e em Florianópolis, na Ressacada, estiveram à disposição da imprensa o Supervisor VAR – Alício Pena Júnior /CBF e o Quality Manager VAR – Guilherme Barbosa.

Eventos testes com o VAR foram realizados neste sábado | Foto FCF/Divulgação

Confira as arbitragens

Avaí x Criciúma

  • Rafael Traci apita a partida, auxiliado por Johnny Barros de Oliveira e Henrique Neu Ribeiro. Heber Roberto Lopes será o árbitro de vídeo.

Chapecoense x Figueirense

  • Rodrigo D’Alonso Ferreira apita a partida, auxiliado por Kleber Lúcio Gil e Alex dos Santos. Evandro Tiago Bender será o árbitro de vídeo.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?