Paris 2024: chama olímpica é acesa na Grécia

Foto: Reprodução Twitter

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

16/04/2024 - 13:04 - Atualizada em: 16/04/2024 - 13:12

As Olimpíadas Paris 2024 estão cada vez mais perto. Na terça-feira (16), em Olímpia, na Grécia, deu-se o tradicional acendimento da chama olímpica, marcando a contagem regressiva de 101 dias para o início das competições. A cerimônia, realizada em frente às ruínas do templo de Hera, viu uma atriz representar a alta sacerdotisa, utilizando o Skaphia, um recipiente parabólico, para acender a chama, embora já estivesse acesa anteriormente.

Após esse momento emblemático, a chama partiu para o Coubertin Grove, abrigo da Academia Olímpica Internacional, em Olímpia. Inicia-se então um revezamento envolvendo 550 pessoas ao longo de 11 dias até a chegada à capital grega, Atenas, no Estádio Panatenaico. Esse evento marca a entrega oficial da chama ao Comitê Organizador dos Jogos. Em seguida, a chama seguirá para a França, com previsão de chegada a Marselha em 8 de maio, conduzida por mais de 10 mil pessoas.

O remador grego Stéfanos Doúskos teve a honra de ser o primeiro condutor da tocha, após sua medalha de ouro no skiff simples em Tóquio. O revezamento abrangerá 68 etapas, percorrendo 400 cidades francesas e territórios ultramarinos, como a Guiana Francesa, Nova Caledônia, Reunião, Martinica, Polinésia Francesa e Guadalupe.

Olimpíadas

As Olimpíadas têm suas origens na Grécia Antiga, por volta de 776 a.C., em Olímpia, associadas a rituais religiosos em homenagem ao deus Zeus e conhecidas por suspenderem os conflitos regionais. Na era moderna, o Barão Pierre de Coubertin foi responsável por reviver os jogos em 1896. Esta será a terceira edição em Paris, cidade que já sediou os jogos em 1900 e 1924.