São Francisco de Assis, italiano que nasceu em 1.182, viveu em harmonia e respeito com todos os seres vivos, pregando o amor à natureza em todas as suas formas. Conta a história que ele chamava o sol de irmão e a lua de irmã.
Em Jaraguá do Sul, a paróquia localizada no bairro Centenário carrega o nome do santo e leva os ensinamentos do padroeiro para a comunidade, que entra em clima de celebração.
O dia do religioso é comemorado nesta quinta-feira (4), quando acontece um dos momentos mais especiais das homenagens programadas pela Paróquia São Francisco de Assis: a benção dos animais. A ação ocorre entre das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h no salão da comunidade e vai contar com dois padres e um ministro.
O pároco Silvino Tomcza, comenta que os mais variados animais são levados para receber a benção. A maioria são cachorros e gatos, mas também tem calopsitas, galinhas, porcos e até coelho. A expectativa é que 200 pessoas participem do momento levando os bichos de estimação.

Pároco Silvino Tomcza revela que todo tipo de animal pode receber a benção | Foto Eduardo Montecino/OCP News
Tomczak ainda ressalta que alguns problemas enfrentados no mundo atualmente, como poluição, destruição das matas e extinção de muitas espécies, vão contra os ensinamentos de São Francisco.
“Ele amava todas as criaturas de Deus, cuidando, respeitando e buscando que mais pessoas pensassem assim, que os animais e a natureza são nossos irmãos”, aponta o padre.
O religioso ainda comenta que ao morrer, o santo quis apenas ser colocado sob a terra para estar em contato com a natureza. “Isso é muito bonito e emocionante”, observa o padre.
A igreja foi construída há 38 anos no bairro Centenário, após um morador doar o terreno. A paróquia foi criada em 2005 e homenageia São Francisco. A comunidade escolheu este nome porque na propriedade existem muitas árvores, também defendidas pelo padroeiro.
O santo da natureza
Em vida, São Francisco de Assis foi filho de comerciante e pertencia à nobreza italiana, mas depois do “chamado divino”, passou a se dedicar à penitência e solidão, vivendo em total pobreza.

Santo é conhecido por operar milagres de cura | Foto Divulgação
Nas histórias e orações de São Francisco, estão presentes animais como peixes, cordeiros e especialmente as aves. A lenda dele mais conhecida é a de um lobo que aterrorizava a cidade de Gubbio, na Itália.
Segundo os contos religiosos, o santo conseguiu falar com o lobo e acalmá-lo, trazendo de volta a paz para o local. Entre os milagres que teriam sido feitos por ele, estão a cura de um câncer após beijar o rosto desfigurado de um homem que sofria com a doença.
Passeata e almoço especial
No domingo (7), a partir das 9h15, a Paróquia São Francisco de Assis promove uma carreata em homenagem ao padroeiro. A saída acontece da Marisol, na rua Bernardo Dornbusch, bairro Vila Lalau.
Depois, às 10h, começa a missa festiva. Para o almoço, serão vendidos churrascos, por R$ 25, e galeto por R$ 20. Ambos tem como acompanhamento pão, salada e maionese. Durante a tarde, haverá espaço recreativo para as crianças.
Programação
Quinta-feira (4)
- Benção dos animais das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.
Sábado (6)
- Santa Missa às 19h. Venda de churrasco e cachorro quente após a celebração.
Domingo (7)
- Carreata às 9h15, com saída da Marisol, na rua Bernardo Dornbusch, bairro Vila Lalau;
- Missa festiva às 10h. Depois, será servido churrasco, galeto e demais acompanhamentos;
- A partir das 14h, tarde de diversão e entretenimento para as crianças.
Contato da Matriz São Francisco de Assis: 3370-2368 ou 9940-0598
Quer receber as notícias no WhatsApp?
- Região de Jaraguá do Sul – Clique aqui
- Região de Joinville – Clique aqui
- Região de Florianópolis – Clique aqui