Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Profissionais da Saúde de Jaraguá do Sul participam de debate nacional sobre Atenção Domiciliar

Foto: Divulgação/PMJS

Por: Elisângela Pezzutti

25/06/2026 - 15:06

Nesta quarta-feira (24), profissionais da Secretaria Municipal de Saúde participaram como convidadas do Webinário Mensal promovido pela Coordenação-Geral de Atenção Domiciliar do Ministério da Saúde. As fisioterapeutas Ana Carolina Doring de Andrade, integrante do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e Geli Cristina Berton Kostrowski, reguladora da Secretaria Municipal de Saúde, tiveram a oportunidade de debater com profissionais de todo o país sobre as experiências e estratégias voltadas à assistência de pacientes de média e alta complexidade no âmbito da Atenção Domiciliar. O tema do encontro foi “O papel da equipe do fisioterapeuta no Programa Melhor em Casa”.

Durante a transmissão, as profissionais de Jaraguá do Sul apresentaram a experiência do município na organização da linha de cuidado fisioterapêutico após a alta do Serviço de Atenção Domiciliar. Considerada uma iniciativa inovadora na área da Fisioterapia, a estratégia estruturada pelo município busca garantir a continuidade do cuidado por meio da integração entre a Atenção Domiciliar, a regulação ambulatorial e os serviços de fisioterapia da Rede de Atenção à Saúde. O modelo permite que os usuários mantenham o acompanhamento fisioterapêutico de forma organizada e adequada às suas necessidades clínicas e funcionais, reduzindo descontinuidades no tratamento e fortalecendo a integralidade da assistência.

Foto: Divulgação/PMJS

A apresentação destacou os fluxos implantados, os critérios técnicos utilizados para o encaminhamento dos pacientes e os resultados obtidos com a qualificação da transição do cuidado, tema ainda pouco explorado na Fisioterapia em âmbito nacional.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

A participação de Jaraguá do Sul no evento reforça o reconhecimento das práticas desenvolvidas pelo município e evidencia o protagonismo local na construção de soluções inovadoras para a organização do cuidado fisioterapêutico. A experiência apresentada demonstra o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde com a qualificação dos processos assistenciais, a integração da rede e a oferta de um cuidado contínuo, seguro e centrado nas necessidades dos pacientes.

O webinário foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do Ministério da Saúde, e integra uma série de encontros voltados ao fortalecimento da Atenção Domiciliar em todo o Brasil.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.