Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Vigilância Sanitária de Jaraguá do Sul é destaque no Summit Cidades 2026

Foto: Divulgação/PMJS

Por: Elisângela Pezzutti

25/06/2026 - 14:06 - Atualizada em: 25/06/2026 - 14:51

A Vigilância Sanitária de Jaraguá do Sul conquistou reconhecimento estadual durante a Mostra de Boas Práticas Municipais 2026, realizada dentro da programação do Summit Cidades 2026, em Florianópolis. O Município recebeu certificado e troféu de reconhecimento institucional na categoria temática “Governança, Transformação Digital, Dados e Inovação”, com a prática intitulada “Governança pública e eficiência regulatória: a experiência da Vigilância Sanitária de Jaraguá do Sul com a Gestão da Qualidade”.

A Mostra de Boas Práticas Municipais é promovida pela Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam), em parceria com o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga), a Escola de Gestão Pública Municipal (Egem), o Cincatarina e a Fepese. A iniciativa tem como objetivo identificar, valorizar e disseminar experiências inovadoras que contribuam para uma gestão pública mais eficiente, transparente e orientada para resultados. As práticas selecionadas são reconhecidas durante o Summit Cidades, um dos principais eventos de gestão pública do país.

A experiência apresentada por Jaraguá do Sul destacou o processo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) na Vigilância Sanitária, iniciativa que vem promovendo a padronização de procedimentos, o fortalecimento da governança interna e a melhoria contínua dos serviços prestados à população e ao setor regulado.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Foto: Divulgação/PMJS

A implantação do SGQ teve início a partir da participação do município no Projeto IntegraVisa, desenvolvido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), e tem resultado na revisão de processos, elaboração de documentos padronizados, busca de dados para definição de indicadores de desempenho e fortalecimento da cultura da qualidade dentro da instituição. Essas ações contribuem para aumentar a eficiência regulatória e ampliar a transparência dos processos aos cidadãos e empreendedores que dependem dos serviços da Vigilância Sanitária.

Além dos avanços internos, a prática foi reconhecida pelo seu potencial de replicação em outros municípios, demonstrando como ferramentas de gestão podem fortalecer a atuação do poder público e qualificar a prestação de serviços à sociedade.

Para a gerente de Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador, Camila Vieira Sens Fernandes, o reconhecimento representa a consolidação de um trabalho construído de forma coletiva, baseado no compromisso com a excelência, a inovação e a melhoria contínua da gestão pública.

A premiação reforça o protagonismo de Jaraguá do Sul no desenvolvimento de soluções inovadoras para a administração pública municipal e evidencia o compromisso do município com a modernização dos serviços, a eficiência regulatória e a promoção da qualidade nas ações de saúde pública.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.