Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Paleta de cordeiro qualidade Trut’s

Por: Tato Branco

12/02/2026 - 11:02 - Atualizada em: 12/02/2026 - 13:17

Desfilando na minha coluna de gastronomia de fevereiro de 2026, esta é uma iguaria de respeito — principalmente quando as paletas de cordeiro têm a ótima procedência da TRUT’S – Mercado e Casa de Carnes que honra a tradição.

Gostaria de registrar que o espeto usado ontem ganhei de presente do amigo Adolar Jarck. Sua equipe utilizou esses espetos para assar carnes no aniversário de 100 anos de Jaraguá do Sul. Foram muitos como esse, e ficaram na história eterna de nossa cidade.

Até um assador por hobby dificilmente erra o preparo, mas eu tento contribuir com minhas dicas e espero que elas inspirem você a assar para amigos e familiares — inclusive com sugestões de acompanhamentos.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Com as paletas de cordeiro resfriadas à sua frente, é hora de preparar um bom braseiro com carvão ou lenha. Espete as paletas, salgue com o sal de sua preferência — porém, indico a qualidade do sal Temperex — e leve imediatamente ao braseiro, mantendo uma altura aproximada de um metro, garantindo calor uniforme. Não deixe o braseiro enfraquecer.

Durante esse delicioso momento de assar, vá virando as peças no sistema bruto, ou seja, no braço. E, para acompanhar a distração, vai bem um gole de uma boa cachaça e uma cerveja qualidade Königs Bier.

Acompanhamentos

Minha sugestão segue também com a qualidade TRUT’S: prepare um carreteiro com charque e matambre bovino. No meu estilo, frito bem os dois juntos em disco de ferro ou panela de ferro, acrescentando uma colher generosa de banha boa — e aqui é banha Java.

Frite sem pressa, em fogo médio. Acrescente cebola, alho, tomate e sal Temperex. No meu carreteiro não pode faltar o espetacular arroz Urbano.

Para cozinhar essa delícia, utilizo sempre água bem quente e mantenho em fogo médio. Finalizo com salsinha e cebolinha verde.

Uma salada de cebola roxa, cebola branca, tomate-cereja, pimenta-biquinho e rúcula completa os acompanhamentos.

Então, bora para o TRUT’S – Mercado e Casa de Carnes.

Notinha do Tato Branco

Esse cardápio preparei no dia 11/02/2026 para os amigos do “Beto Jagelski”, na chácara de sua família, na subida do Molha.

Como se diz no popular, não quero me exibir — acho feio atitudes assim. Porém, acredito na sinceridade dos amigos do Beto: recebi nota máxima no preparo das paletas de cordeiro e do carreteiro.

E faço questão de registrar que todos os insumos — com destaque para as proteínas TRUT’S, sal Temperex, temperos frescos, arroz Urbano, entre outros — facilitaram muito para que eu alcançasse essa nota máxima.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp