Talvez você nunca tenha visto um time ser rebaixado com uma campanha invicta. Mas isso foi justamente o que aconteceu no Campeonato Potiguar. Tradicional clube do Estado, o América-RN caiu para 2ª Divisão na quarta-feira (4), após o empate por 0 a 0 com o Potiguar de Mossoró, pela sexta rodada da competição.
A campanha dentro de campo é irrepreensível: quatro vitórias e dois empates, totalizando 14 pontos. No entanto, fora das quatro linhas, o clube acabou penalizado com a perda de 18 pontos pela escalação irregular do lateral-direito Elias, de 20 anos, nas três primeiras rodadas do Estadual, em descumprimento ao regulamento da competição.
Com a punição aplicada pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol, o América despencou na tabela e passou a ocupar a sétima colocação, com saldo negativo de quatro pontos. Sem a penalização, a equipe comandada por Ranielle Ribeiro seria a vice-líder, empatada em pontos com o rival ABC e atrás apenas no saldo de gols.
A única possibilidade de permanência na elite do futebol potiguar passa agora pelos tribunais. O clube tenta reverter a perda de pontos em julgamento no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD). Caso não obtenha decisão favorável, o processo ainda pode ser levado ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).