Um dos clubes mais tradicionais do Rio Grande do Norte, o América-RN perdeu 18 pontos no Campeonato Potiguar em decisão divulgada pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) nesta sexta-feira (30).
A punição foi motivada pela escalação irregular do lateral-direito Elias, de 20 anos, nas três primeiras rodadas do Estadual. Invicto, o Alvirrubro liderava a competição, com 10 pontos, e caiu para a vice-lanterna, agora com -8.
O time só está na frente do Potyguar Seridoense, que foi punido com a perda de 15 pontos pela mesma infração e é o lanterna, com -12. Duas equipes serão rebaixadas no torneio.
Segundo a FNF, os jogadores teriam sido escalados de forma irregular, já que “participaram do Campeonato apresentando contrato amador, mesmo já tendo 20 anos de idade, o que fere o parágrafo 3° do artigo 19 do Regulamento Específico da 1ª Divisão do Campeonato Potiguar 2026, que veda a participação de atleta não profissional a partir da data que completa 20 anos”.
Os casos ainda serão analisados no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) e cabe recurso, podendo chegar ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).