Os integrantes do Museu di Ferramenta D’Affari dei Nonni concluíram recentemente o diagnóstico, pesquisa e documentação em vídeo para o projeto Audiovisual do Memorial do Bairro Santa Luzia – Os Colonizadores. O material está disponibilizado aqui.
O trabalho dá continuidade a uma série de iniciativas de valorização da memória local, como a Pesquisa do Memorial Fotográfico do Bairro Santa Luzia, a Exposição do Memorial e o Livro do Memorial do Bairro Santa Luzia. Hoje, o acervo do museu reúne quase 1.000 fotografias históricas, retratando desde os primeiros moradores até momentos marcantes da formação da localidade.
Durante o ano de 2025, a equipe se dedicou a analisar o acervo, investigar a identidade cultural local e registrar em vídeo cenas atuais no Bairro Santa Luzia, integrando-as às fotos históricas do museu. As gravações incluem a sede do museu e locais públicos, com recursos audiovisuais contemporâneos, como filmagens aéreas por drone, por exemplo. O vídeo será composto por uma narrativa envolvente sobre os primeiros colonizadores, suas famílias, propriedades, atividades e legado.
O objetivo é dar vida às imagens do Memorial Fotográfico, criando paralelos entre o passado e o presente, e mostrar como costumes, tradições e modos de vida introduzidos pelos colonizadores continuam a influenciar a comunidade até hoje.

Objetivo é dar vida às imagens do Memorial Fotográfico, criando paralelos entre o passado e o presente | Foto: Divulgação/PMJS
O termo colonizadores no caso deste bairro, se refere às famílias que obtiveram oficialmente títulos de posse das propriedades, organizando o uso da terra e estruturando a comunidade.
Além de preservar e difundir a história, o projeto busca fortalecer a produção audiovisual no município, ampliar o alcance das atividades culturais do museu e oferecer ao público uma experiência digital acessível e atrativa.
A proposta foi selecionada pelo edital de chamamento 1/2025/Seceç/PMJS, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB 14.399/2022), executado com recursos do Governo Federal e operacionalizado pela Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.