Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Homenagem à memória de Arthur Moreira Lima marca Grandes Concertos do Femusc

Foto: Divulgação

Por: Elisângela Pezzutti

22/01/2026 - 14:01 - Atualizada em: 22/01/2026 - 14:23

Emoção e reconhecimento marcaram a noite desta quarta-feira (20) durante a programação do Festival de Música de Santa Catarina (Femusc), em Jaraguá do Sul. Por proposição do deputado estadual Dr. Vicente Caropreso, a Sociedade Cultura Artística (Scar) foi palco de uma Sessão Solene in memoriam em homenagem ao pianista Arthur Moreira Lima, falecido em outubro de 2024, aos 84 anos.

Em seu discurso, o parlamentar destacou a trajetória artística do homenageado e sua relação pessoal com a música. “Desde cedo, incentivado por minha mãe, aprendi a ouvir música clássica. Chopin sempre esteve presente. E foi impossível, ao longo da vida, ouvir Chopin sem ser impactado pela interpretação intensa e singular de Arthur”, afirmou.

Caropreso também ressaltou a forte ligação do pianista com Jaraguá do Sul. “Em 2009, Arthur protagonizou um concerto histórico neste teatro, marcando a inauguração do piano Steinway de cauda longa, doado por Wandér Weege e Laurita Weege, grandes incentivadores da cultura. Anos depois, ele retornou à Scar para autografar o instrumento, eternizando sua presença neste espaço”, completou.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Iniciativa é do deputado estadual Dr. Vicente Caropreso, que ressaltou a forte ligação do pianista com Jaraguá do Sul | Foto: Divulgação

Durante a cerimônia, a presidente do Instituto Femusc, Monika Hufenussler Conrads, recebeu a placa de homenagem, representando o artista, e destacou a importância de reconhecer grandes nomes da música brasileira. “Assim como o maestro Alex Klein, que também foi homenageado nesta semana neste teatro, Arthur Moreira Lima é merecedor de todo esse reconhecimento. Agradecemos à Assembleia Legislativa e ao deputado Vicente Caropreso por esse gesto singelo e significativo”, afirmou.

Arthur Moreira Lima nasceu no Rio de Janeiro, em 1940, e viveu por cerca de 30 anos em Florianópolis. É considerado um dos maiores pianistas da história do Brasil e uma referência internacional da música erudita. Iniciou os estudos ainda na infância, aperfeiçoou sua formação na Europa e na Rússia e construiu uma carreira consagrada nas principais salas de concerto do mundo, com destaque para premiações nos concursos internacionais Chopin, em Varsóvia, e Tchaikovsky, em Moscou.

Mesmo com sólida carreira internacional, dedicou-se intensamente à valorização da música brasileira. Aproximou o repertório erudito do popular e marcou gerações ao democratizar o acesso à cultura por meio do projeto Um Piano pela Estrada, realizando concertos gratuitos em centenas de cidades brasileiras.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.