Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Alesc concede título de “Cidadão Catarinense” a Alex Klein

Foto: Diego Redel/Divulgação

Por: Pedro Leal

19/01/2026 - 20:01 - Atualizada em: 19/01/2026 - 20:23

A última semana do 21º Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc), em Jaraguá do Sul, inicia com um momento marcante. Na noite desta segunda-feira (19), o Grande Teatro da SCAR será palco de uma sessão solene da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para a entrega do Título de Cidadão Catarinense ao maestro Alex Klein, criador e diretor artístico do Femusc, em reconhecimento à sua significativa contribuição para o desenvolvimento do Estado.

A cerimônia inicia às 20h e vai reunir autoridades do estado, entre elas o deputado Vicente Caropreso (PSDB), autor da proposta da homenagem, aprovada por unanimidade pela Alesc.A sessão deve durar cerca de 40 minutos e será transmitida ao vivo pela TV Alesc e pelo canal oficial do Femusc no Youtube.

Maestro brasileiro, carreira internacional e íntima ligação com Santa Catarina

Nascido no Rio Grande do Sul e criado em Curitiba, Alex Klein construiu uma carreira internacional de destaque como oboísta e maestro. Reconhecido como um dos grandes nomes da música erudita, atuou como primeiro oboé da Orquestra Sinfônica de Chicago e se apresentou como solista em alguns dos palcos mais prestigiados do mundo, entre eles o Carnegie Hall, nos Estados Unidos, e o Royal Albert Hall, no Reino Unido. Ao longo da trajetória, tornou-se o único brasileiro a conquistar cinco prêmios Grammy na música erudita, um reconhecimento raro no cenário internacional.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Apesar da projeção global, Klein mantém uma relação estreita com Santa Catarina. Em 2006, fundou o Femusc, com o apoio do então governador Luiz Henrique da Silveira e da Sociedade Cultura Artística (SCAR) de Jaraguá do Sul, cuja presidente na época era Monika Hufenüssler Conrads, atualmente presidente do Instituto Femusc.

Ao longo dos anos, o evento se consolidou como o maior festival-escola de música erudita da América Latina, reunindo, em cada edição, cerca de 30 mil pessoas e contribuindo para a formação de público para a música erudita. Ao longo de 14 dias, o Femusc oferece à comunidade 230 concertos gratuitos, realizados na SCAR, em shoppings e em espaços públicos da cidade, além de em instituições como hospitais e lares de idosos.

Programação musical no Grande Teatro inicia às 20h40 nesta segunda

Após a sessão solene da Alesc, a série “Grandes Concertos” inicia, às 20h40, no Grande Teatro, com o “Concerto em Fá Maior para Oboé e Cordas”, de Johann Sebastian Bach, executado por Alex Klein e a Orquestra de Cordas do Femusc.

A programação segue com a execução de “A truta”, do compositor alemão Franz Schubert. A obra é um marco do período romântico na música erudita, que, entre outras características, volta-se para os temas da natureza, com maior liberdade de criação graças ao regime republicano, que se separa politicamente da Igreja.

Fora a série “Grandes Concertos”, há outras apresentações ocorrendo a partir das 18h em diferentes espaços da SCAR.

Retirada de ingressos

Os ingressos para todas as apresentações do FEMUSC são gratuitos e liberados com 48 horas de antecedência de cada série de apresentação. Eles precisam ser retirados na bilheteria da SCAR, das 8h às 20h, ou pelo site femusc.com.br, no limite máximo de dois por pessoa.

O 21º Femusc é realizado pela Lei Rouanet de Incentivo a Projetos Culturais, do Governo Federal, e conta com o Patrocínio Master do Itaú, Laranjinha Itaú e WEG, é patrocinado pelas empresas DR Aromas & Ingredientes, Auroracoop, Grupo Elian, Zanotti Elásticos e Porto de Itapoá, apoio da Master Operações Portuárias, Mime, Menegotti, Martinelli Advogados e Unisociesc e realizado por SCAR, Femusc, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Prefeitura de Jaraguá do Sul.

Explore a programação diária, aberta ao público e gratuita do 21º Femusc

18h: Série Violão Plus – Sala Multiuso 1 SCAR.

18h: Série Piano Masters – Sala Multiuso 2 SCAR.

18h: Série Industrial Wander Weege – Sala CineSCAR SCAR.

18h30: Espaço da Música, com gastronomia e apresentações – Área externa entre a SCAR e a ACIJS.

19h: Momento Springmann – Pequeno Teatro SCAR.

19h: Recitais de Canto Lírico – Multiuso 2 SCAR.

20h30: Recitais de Câmara – Pequeno Teatro SCAR.

20h40: Grandes Concertos – Grande Teatro SCAR.

A programação completa e detalhada com os nomes das apresentações está no site oficial 🔗 www.femusc.com.br

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).