Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Fiesc lança 4ª edição de evento de inovação e tecnologia para setor de defesa

Indústria de Defesa contribuiu para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, essenciais para a inovação. (Foto: Freepik)

Por: Pedro Leal

13/01/2026 - 20:01 - Atualizada em: 13/01/2026 - 20:49

A Federação das Indústrias de SC (Fiesc) realiza, nos dias 21 e 22 de maio, a SC Expo Defense 2026, maior evento de inovação e tecnologia com foco em defesa e segurança do Brasil. A programação traz, além da exibição de produtos, projetos e serviços para o ramo, rodadas de negócio, debates sobre temas estratégicos e oportunidades de networking com decisores.

Na sua quarta edição, a SC Expo Defense se consolida como a plataforma onde indústria, startups, forças armadas e de segurança, entes governamentais, centros de pesquisa e inovação e universidades se encontram para gerar negócios de impacto. “O ecossistema de inovação catarinense é muito robusto e o evento se apropria desse ambiente para fomentar novos negócios e projetos voltados ao mercado de defesa e segurança”, explica o presidente da Fiesc, Gilberto Seleme.

Para o presidente do Conselho de Desenvolvimento da Indústria de Defesa (Condefesa) da Fiesc, Cesar Olsen, o objetivo do evento é construir parcerias robustas entre as Forças, indústria e academia, para construir um ecossistema de inovação capaz de apoiar o desenvolvimento de tecnologias críticas de defesa, segurança e resiliência. “O investimento em tecnologias de defesa fomenta a inovação em outras áreas, como sistemas, softwares ou materiais com aplicações tanto civis quanto militares, como drones, GPS, sensores e IA, satélites”, explica.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Santa Catarina tem se destacado nacionalmente em projetos de biotecnologia e newspace, além do setor naval – com a construção das Fragatas Tamandaré, em Itajaí. “A SC Expo Defense é uma iniciativa que se alinha com o desenvolvimento tecnológico dessas áreas, oferecendo uma vitrine qualificada para empresas que queiram se relacionar com o setor de defesa e segurança”, avalia Olsen.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).