O Senac Santa Catarina inicia o ano com mais uma nova aquisição. Mais uma unidade móvel de Gastronomia chegou neste último dia 8 de janeiro ao pátio da Faculdade Senac, em Palhoça. De lá, ao longo do ano, a carreta circulará pelo Estado, participando de diversos eventos e oferecendo aulas-show e cursos na área. “O objetivo é levar a técnica e conhecimento do Senac em lugares diferentes das unidades e aumentar a presença e a capacidade de atendimento da instituição nas cidades”, avalia Fabiano Bastiti Archer, diretor Regional do Senac Santa Catarina.
Esta unidade soma-se a mais duas que o Senac já possui, outra de Gastronomia, reformada recentemente e outra de Açougue e Panificação. Além disso, está prevista a chegada de nova unidade móvel com Laboratório de Tecnologia.
A carreta possui comprimento 15 metros de comprimento, por 2,60 metros de largura quando está fechada e pronta para rodar. No entanto, quando ela está estacionada, sua capacidade de extensão alcança 5 metros de largura e capacidade para receber 20 pessoas sentadas. Possui um gerador para emergências e um receptor de internet móvel.
Além disso, conta com uma cozinha industrial completa, com fornos, fogão de indução, freezer, geladeira, cafeteira profissional, adega, utensílios de ponta, mesas de preparo de alimentos, além de uma estrutura para transmissão das aulas com TV interativa, notebook, câmera fotográfica, impressora, e demais equipamentos.
Garantindo a acessibilidade a pessoas com Deficiência, a instalação conta uma plataforma elevatória e espaço de livre circulação. “Tudo foi pensado para os alunos e visitantes terem a melhor experiência de aprendizagem, afirma a Diretora de Educação Profissional, Renata Rubik.
Ponto de apoio
As unidades móveis são um importante ponto de apoio para o Senac, levando a experiência e técnica do Senac em lugares diferentes da sala de aula. Na percepção de Felipe Figueiredo Martins, coordenador estadual de Turismo e Gastronomia do Senac, “com a carreta exposta em eventos e diversos locais, as pessoas irão poder acompanhar os instrutores com a mão na massa, dando dicas e técnicas, mostrando como podemos desenvolver novas competências na cozinha, seja como profissional ou em casa”, enfatiza.