O técnico do Flamengo, Filipe Luís Kasmirski, natural de Jaraguá do Sul, foi homenageado em sua cidade natal. A honraria, intitulada Menção de Reconhecimento, foi entregue ao pai do treinador, Moisés Kasmirski, pelo prefeito José Jair Franzner e pelo vice-prefeito João Pereira. A distinção é concedida a pessoas ou empresas que se destacam em suas áreas de atuação.
A trajetória vitoriosa de Filipe Luís no futebol começou como atleta no Figueirense e passou por clubes de destaque internacional, como Ajax (Holanda), Deportivo La Coruña (Espanha), Atlético de Madrid (Espanha), Chelsea (Inglaterra) e Flamengo, onde encerrou a carreira como jogador e iniciou sua trajetória como técnico.
O prefeito Jair Franzner destacou a satisfação em prestar a homenagem. “Fico muito feliz em reconhecer uma pessoa de destaque internacional, que conheço desde a infância, pois temos laços de amizade com sua família. Dentro e fora de campo, construiu uma história de conquistas e comportamento exemplar, tornando-se referência para a cidade”, afirmou.
- Filipe Luís indica permanência no Flamengo após quinto título como técnico: “Quero ficar”
- Jaraguaense Filipe Luís faz história ao ser campeão da Libertadores como jogador e técnico
Trajetória como técnico
Após se aposentar dos gramados em dezembro de 2023, Filipe Luís tirou a Licença A para ser técnico e recusou um convite da CBF para assumir o cargo de coordenador técnico da seleção brasileira feito em janeiro de 2024.
No mesmo mês, aceitou a proposta do Flamengo para assumir o time Sub-17 e somou incríveis 11 vitórias em 13 jogos, coroando o trabalho com o título da Copa Rio em junho, derrotando o Vasco nos pênaltis, em pleno São Januário.
Com o destaque, foi promovido ao Sub-20 e repetiu o sucesso. Foram 11 vitórias, dois empates e quatro derrotas, alcançando o ápice da curta trajetória ao ser campeão mundial da categoria com triunfo sobre o Olympiacos, da Grécia, no Maracanã.
Com a demissão de Tite no profissional, o jaraguaense ganhou a promoção e conquistou o título da Copa do Brasil sobre o Atlético-MG na final, após somente nove jogos à frente da equipe.