Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Samae prossegue com a obra de revitalização da ETA Sul

Divulgação/SAMAE

Por: Pedro Leal

11/12/2025 - 16:12 - Atualizada em: 11/12/2025 - 16:51

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio do Samae, prossegue com a obra de revitalização da Estação de Tratamento de Água (ETA) Sul, na localidade de Garibaldi. Além da revitalização, a obra abrange a impermeabilização dos decantadores, filtros e reservatórios, totalizando uma área de 5.614,89 m².

Jaraguá do Sul conquista Selo Diamante no Programa Nacional de Transparência Pública

O diretor técnico da autarquia, Tuhã Schmitt do Evangelho, explica que “neste momento está em execução a impermeabilização dos filtros com poliuretano bicomponente, tecnologia avançada que garantirá a integridade do sistema ao longo dos próximos 30 anos. Entre os benefícios do processo de impermeabilização estão a proteção estrutural, a prevenção de infiltrações, a maior resistência química e mecânica, a facilidade de higienização, além da ampliação da vida útil das estruturas, o que proporcionará mais segurança e qualidade no processo de tratamento da água”.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Jaraguá do Sul encerra 2025 com mais 27 ruas pavimentadas

A obra também contempla o reforço estrutural dos decantadores e a troca de lonas de decantação, etapas essas que já foram executadas, assim como a substituição do meio filtrante (areia e carvão) dos filtros, que está ocorrendo de forma simultânea à impermeabilização. O objetivo é modernizar a estação e elevar continuamente a qualidade dos serviços prestados à comunidade.

Atualmente, a capacidade de tratamento de água da ETA Sul é de 160 litros por segundo, produzindo em média 10 milhões de litros de água tratada por dia, sendo que a água é captada do Rio Jaraguá. A estrutura conta com dois reservatórios de 1 milhão e 500 mil litros cada. A estação abastece os bairros: Jaraguá 84, Jaraguá 99, Rio da Luz, Rio Cerro I e II, São Luís, Jaraguá Esquerdo, Barra do Rio Cerro, Barra do Rio Molha, Rio Molha e Parque Malwee.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).