A semana começou com uma boa notícia para o Município. A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) divulgou na segunda-feira (8), a avaliação de 2025 do grau de transparência ativa nos portais participantes do Programa Nacional de Transparência Pública. Jaraguá do Sul, que apresenta evolução contínua no programa – Selo Prata em 2023 ( e Selo Ouro em 2024 – conquistou, nesta edição, o nível máximo: Selo Diamante, com índice de 97,91%.
Com esse resultado, o município está entre os mais transparentes do Brasil e entre os quatro melhores de Santa Catarina, figurando também entre as 21 prefeituras do estado que alcançaram o selo máximo. O desempenho supera a média nacional e reflete melhorias no Portal da Transparência, ampliação da publicação de dados, maior acessibilidade e organização das informações públicas. A avaliação considera mais de 130 itens, incluindo receitas, despesas, contratos, licitações, quadro de pessoal, Carta de Serviços e acessibilidade.
Para o cidadão, o Selo Diamante significa mais clareza, facilidade de acesso aos dados públicos e fortalecimento do controle social. O reconhecimento consolida o compromisso de Jaraguá do Sul com a integridade, a boa gestão e a participação social, reforçando o avanço contínuo na transparência pública.
O prefeito Jair Franzner avaliou de forma positiva mais esta conquista, destacando o comprometimento de todos os setores da Administração com uma gestão transparente e participativa.
“É um orgulho para Jaraguá do Sul receber o Selo Diamante, fruto do compromisso da nossa equipe em garantir uma gestão pública transparente e eficiente, colocando o cidadão no centro das nossas decisões. Continuaremos trabalhando para fortalecer ainda mais a confiança da população e promover uma administração cada vez mais aberta e responsável”, avaliou Jair Franzner.
Sobre o programa
O Programa Nacional de Transparência Pública foi criado para padronizar e fortalecer a transparência no país, garantindo o acesso à informação e estimulando boas práticas de gestão. A avaliação é conduzida pela Atricon, TCE-MT, TCU e pelos Tribunais de Contas, com apoio de diversas instituições e participação dos controles interno e externo. O programa define critérios uniformes, fiscaliza o cumprimento da legislação e classifica os órgãos conforme seu índice de conformidade, sendo o Selo Diamante o nível máximo.
Para conferir diretamente os dados, comparativos e listas completas com rankings regionais e nacionais, basta acessar o site oficial do Radar da Transparência Pública: Clique aqui.
