Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Jaraguá do Sul conquista Selo Diamante no Programa Nacional de Transparência Pública

Foto: Divulgação/PMJS

Por: Elisângela Pezzutti

11/12/2025 - 11:12

A semana começou com uma boa notícia para o Município. A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) divulgou na segunda-feira (8), a avaliação de 2025 do grau de transparência ativa nos portais participantes do Programa Nacional de Transparência Pública. Jaraguá do Sul, que apresenta evolução contínua no programa – Selo Prata em 2023 ( e Selo Ouro em 2024 – conquistou, nesta edição, o nível máximo: Selo Diamante, com índice de 97,91%.

Com esse resultado, o município está entre os mais transparentes do Brasil e entre os quatro melhores de Santa Catarina, figurando também entre as 21 prefeituras do estado que alcançaram o selo máximo. O desempenho supera a média nacional e reflete melhorias no Portal da Transparência, ampliação da publicação de dados, maior acessibilidade e organização das informações públicas. A avaliação considera mais de 130 itens, incluindo receitas, despesas, contratos, licitações, quadro de pessoal, Carta de Serviços e acessibilidade.

Para o cidadão, o Selo Diamante significa mais clareza, facilidade de acesso aos dados públicos e fortalecimento do controle social. O reconhecimento consolida o compromisso de Jaraguá do Sul com a integridade, a boa gestão e a participação social, reforçando o avanço contínuo na transparência pública.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

O prefeito Jair Franzner avaliou de forma positiva mais esta conquista, destacando o comprometimento de todos os setores da Administração com uma gestão transparente e participativa.

“É um orgulho para Jaraguá do Sul receber o Selo Diamante, fruto do compromisso da nossa equipe em garantir uma gestão pública transparente e eficiente, colocando o cidadão no centro das nossas decisões. Continuaremos trabalhando para fortalecer ainda mais a confiança da população e promover uma administração cada vez mais aberta e responsável”, avaliou Jair Franzner.

Sobre o programa

O Programa Nacional de Transparência Pública foi criado para padronizar e fortalecer a transparência no país, garantindo o acesso à informação e estimulando boas práticas de gestão. A avaliação é conduzida pela Atricon, TCE-MT, TCU e pelos Tribunais de Contas, com apoio de diversas instituições e participação dos controles interno e externo. O programa define critérios uniformes, fiscaliza o cumprimento da legislação e classifica os órgãos conforme seu índice de conformidade, sendo o Selo Diamante o nível máximo.

Para conferir diretamente os dados, comparativos e listas completas com rankings regionais e nacionais, basta acessar o site oficial do Radar da Transparência Pública: Clique aqui.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.