Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Expedição SC e UE apresenta maior programa de fomento à pesquisa a cientistas e empreendedores

Evento foi promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fapesc – Fotos: Leonardo Ferreira/Fapesc

Por: Pedro Leal

28/11/2025 - 16:11 - Atualizada em: 28/11/2025 - 16:28

A 3ª Expedição Santa Catarina e União Europeia encerrou seu roteiro nesta quinta-feira, 27, em Joinville, depois de mobilizar mais de 600 pesquisadores e empreendedores nos três encontros realizados pelo Estado.

Promovido pelo Governo de Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), o circuito começou no dia 25, em Joaçaba, seguiu no dia 26 para Florianópolis e finalizou no Norte do Estado, fortalecendo a aproximação entre pesquisadores, empreendedores e as principais oportunidades de cooperação internacional em ciência, tecnologia e inovação da União Europeia.

A Expedição teve a condução do oficial de Políticas em Ciência, Tecnologia e Inovação da União Europeia, Dhallys Mota e do presidente da Fundação, Fábio Pinto, com o objetivo de informar sobre oportunidades de internacionalização e ampliar detalhes do Horizonte Europa, o maior programa global de fomento à pesquisa e inovação, com 95 bilhões de euros previstos até 2027.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Ao final de cada edição, o público presente celebrou a apresentação de dois novos editais da Fapesc focados em internacionalização – nº 65/2025 e nº 66/2025 – que preveem intercâmbio, apoio à participação em chamadas europeias e oferta de contrapartida estadual para pesquisadores e empreendedores que se enquadrem nos editais, fortalecendo a transferência tecnológica entre Santa Catarina e a União Europeia.

“Santa Catarina está pronta para ampliar suas conexões com a Europa. Há um grande interesse do ecossistema catarinense em cooperar com a União Europeia e, acima de tudo, sabemos da capacidade e a excelência de nossos empreendedores e pesquisadores. Esses novos editais reforçam o compromisso do Governo do Estado, sob olhar do governador Jorginho Mello, em estimular parcerias internacionais para quem inova em Santa Catarina”, destaca o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto.

Organizado como uma roda de conversa, em Joaçaba, Florianópolis e Joinville Dhallys Mota apresentou junto a equipe técnica da Fapesc as principais oportunidades do Horizonte Europa e detalhou o funcionamento das chamadas europeias em ciência, tecnologia e inovação. Ele explicou como os editais são estruturados, quais áreas são contempladas e de que forma se pode acessar recursos internacionais.

“Não é possível internacionalizar sem o mínimo de conhecimento do processo. Nestes três dias falamos sobre como as oportunidades são lançadas e sobre chamadas que surgem ano após ano, muitas ainda desconhecidas. Podemos aproveitar as experiências anteriores e nos preparar melhor para as futuras. Para fortalecer essa colaboração internacional em ciência, tecnologia e inovação, a Fapesc tem um papel fundamental, especialmente junto à União Europeia, por ser cofinanciadora das participações brasileiras. É a primeira instituição do país a financiar startups e empresas, ampliando o leque de opções em internacionalização, tanto na academia quanto fora dela”, ressalta Dhallys.

Para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina, Edgar Usuy, a Expedição Santa Catarina e União Europeia é uma iniciativa muito importante. “Essa ação oferece ao ecossistema de inovação catarinense a oportunidade de se conectar com a União Europeia não apenas por meio do fomento, mas também por meio de conexões e do intercâmbio de conhecimento, tecnologia e pessoas. É uma oportunidade incrível para que possamos, cada vez mais, internacionalizar Santa Catarina e mostrar ao mundo, neste caso à União Europeia, o valor, a estrutura e a maturidade que temos no estado”, frisa.

Também acompanharam a expedição nas três regiões, participando dos debates, a diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc, Valeska Tratsk; a gerente de Pesquisa, Larissa Beatriz Waskow; a gerente de Inovação, Sonia Bernardini, e a coordenadora de projetos, Caroline Costa, responsável por temas relacionados à internacionalização de empresas, além de representantes do Governo de Santa Catarina, instituições de ensino, centros de pesquisa e empresas.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).