Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Conselho de Cultura de Jaraguá do Sul encerra ano com balanço de ações para o setor

Foto: Divulgação/PMJS

Por: Elisângela Pezzutti

26/11/2025 - 11:11

O Conselho Municipal de Cultura (ConCultura) de Jaraguá do Sul realizou ontem (25) sua última reunião plenária de 2025, marcada pela apresentação do balanço anual da Diretoria de Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. Durante o encontro, o diretor de Cultura, Antonio Marcos da Silva, o Déga, destacou a execução de projetos estratégicos e a consolidação de políticas públicas que orientarão o setor cultural na próxima década.

“Foi um ano produtivo, de muitas realizações, com o Plano Municipal de Cultura elaborado e entregue ao Poder Legislativo municipal”, comemorou. O documento fundamenta o trabalho cultural a ser desenvolvido pelos próximos 10 anos. Na ocasião, foram apresentados também os números de atendimentos nos equipamentos públicos e ações desenvolvidas pelos museus e centros culturais da cidade.

A plenária do ConCultura reforçou o papel das instituições culturais como espaços de memória, inclusão e formação cidadã. Para 2026, estão previstos novos projetos estruturantes, incluindo reformas, ampliação de ações comunitárias e continuidade das políticas delineadas pelo Plano Municipal de Cultura.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Museus apresentam crescimento de público e fortalecem ações educativas – Reconhecidos por preservar, pesquisar e difundir a memória e a identidade local, os Museus Municipais de Jaraguá do Sul registraram aumento de visitantes e ampliaram sua programação cultural.

Museu Histórico Emílio da Silva (MHES) – Entre janeiro e outubro, o MHES contabilizou 6.979 visitantes, sendo 2.259 estudantes, 63 escolas atendidas, 139 professores e 49 estrangeiros. Desde sua inauguração, em 2001, o museu soma 249.424 visitantes.

Entre as ações realizadas em 2025, destacam-se: etrega do Plano Museológico, em março; programas culturais como Violão no Museu, Tributo Vinicius e Toquinho e Mínima Lista – Thiago Barba; 1º Festival Cultural Pequenos Baobás, promovido pelo Centro de Artes Integradas (CAI); exposição temporária “A presença negra em Jaraguá do Sul: invisibilidade e resistência”; planejamento da reforma da reserva técnica, adiada para 2026; demanda urgente de restauro do telhado, incluindo calhas e telhas.

Museu da Paz – O Museu da Paz registrou até outubro 3.607 visitantes, incluindo 1.903 estudantes e 25 estrangeiros. Desde sua abertura, em 1988, o espaço acumula 58.991 visitantes. As atividades desenvolvidas ao longo de 2025 incluíram: celebração do Dia da Vitória; exposição Cartas do Front; lançamentos de livros, como Balduino Raulino e Pelas Ruas da Memória.

Centro de Artes e Esportes Unificados Mestre Manequinha amplia oferta cultural – Com a missão de fomentar políticas públicas culturais, o Centro Mestre Manequinha promoveu 41 apresentações e atividades ao longo do ano, abrangendo todas as áreas artísticas e formativas. Entre os destaques estão:

Eventos de Dança e Atividades Físicas – Apresentação Elas na Batalha; Aulão de Dança e Movimenta Star; Prática de Dança de Salão; Sons da Ancestralidade; Yoga Comunitária; Dança tradicionalista gaúcha em homenagem ao Dia da Mulher.

Rodas de conversa – Encontros para gestantes sobre Plano de Parto; Debates sobre Saúde Mental Materna.

Música – Apresentação de MPB – Música Presente no Brasil

Palestras – Minicurso de Autoconhecimento (três dias); Encontro motivacional sobre voluntariado.

Teatro e Cinema – Incluíram peças como O Pequeno Príncipe, A Noviça Rebelde, Casa de Madeira, O Colorido Mundo de Ana, além do Festival de Cinema Música em Foco, realizado em diversas datas.

Mostras – Do Ventre a Raiz; Olhares e Sorrisos Negros.

Oficinas – Formação para mediadores de leitura; Técnicas de teatro e comunicação; Capoeira: história, prática e musicalidade (com apresentações entre setembro e outubro); Ciclos de Risos e Resistência, voltado ao empoderamento de mulheres.

Contação de Histórias – A Caixa de Histórias.

Lançamento de Livro – A Noite Sem Fim.

Artesanato – Encontros de cerâmica artesanal.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.