Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Carreta que vira cinema chega a São Francisco do Sul

Foto: André Kopsch

Por: Pedro Leal

14/11/2025 - 14:11 - Atualizada em: 14/11/2025 - 14:31

Depois de circular por dois bairros de Joinville, com público de 1.400 pessoas em quatro dias, o Projeto Cinema nas Comunidades, da ArcelorMittal, chega a São Francisco do Sul. A carreta que se transforma em sala de cinema com 78 lugares estaciona na segunda-feira, 17 de novembro, na Vila da Glória (Avenida Lindolfo de Freitas Ledoux, ao lado da Escola João Alfredo Moreira), primeira escala do roteiro no município.

Dali, o caminhão segue para Ubatuba (Rodovia Duque de Caxias, s/n, em frente ao CMEI Pedacinho do Céu), nos dias 19 e 20; Ervino (Avenida Acaraí, s/n, em frente ao CMEI Cantinho Alegre), nos dias 23 e 24, encerrando a passagem pelo município no Centro (Rua Manoel Gomes de Araújo, 10, Terminal Walter Gama), nos dias 26, 27 e 28. O projeto também vai a São Bento do Sul, no início de dezembro.

A iniciativa é da ArcelorMittal e faz parte de um conjunto de ações da empresa voltadas à promoção da cultura e ao fortalecimento do vínculo com as comunidades locais e seu entorno.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

O público poderá conferir filmes como “Meu Malvado Favorito 4”, “Frozen 2” e “Guardiões da Galáxia 3”, em sessões das 8h, 10h, 14h, 16h e às 19h. As exibições durante o dia são voltadas às escolas da região. A última sessão do dia é destinada ao público em geral. A retirada de ingressos deve ser feita diretamente na carreta, a partir das 7h30, nos dias de exibição, para todas as sessões. As vagas são limitadas.

Por meio do Projeto Cinema nas Comunidades, diz a gerente de Comunicação e Relações Institucionais em Santa Catarina, Fernanda Valadares, a ArcelorMittal reafirma seu compromisso com a democratização do acesso à cultura, proporcionando uma experiência cinematográfica completa a quem muitas vezes não tem acesso às salas tradicionais. Mais do que exibir filmes, de acordo com a gerente de comunicação, o projeto promove momentos de convivência e lazer, transformando espaços públicos em pontos de encontro cultural e de valorização da arte.

“É com muita alegria que estamos apresentando o projeto pela segunda vez em Joinville e São Francisco do Sul e, neste ano, também em São Bento do Sul, pela primeira vez. Queremos que cada sessão seja uma experiência de encantamento e pertencimento, capaz de transformar a rotina das comunidades e aproximar as pessoas por meio da cultura. O cinema tem esse poder de emocionar e de abrir novos horizontes”, destaca Fernanda.

Carreta de Cinema

Dentro da carreta, o público encontra uma estrutura moderna e acolhedora: 78 assentos confortáveis, isolamento acústico, ar-condicionado e elevador para cadeirantes, além de lugares reservados para pessoas com deficiência. E, para tornar a experiência ainda mais especial, pipoca e refrigerante são distribuídos gratuitamente durante as sessões.

Nos últimos dez anos, a Carreta do Cinema já percorreu mais de 750 cidades brasileiras, levando emoção, diversão e o encanto do cinema a milhares de pessoas.

Confira a programação completa: www.cinemanascomunidades.com.br

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).