A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu, nessa quarta-feira (15), na Scar, mais um encontro de formação continuada para os profissionais da Rede Municipal de Ensino. O evento, que integra a proposta permanente de qualificação promovida pela Semed, reuniu quase dois mil profissionais. O objetivo foi fortalecer práticas pedagógicas, ampliar conhecimentos e incentivar a reflexão sobre a atuação docente.
Com o tema “Educar com propósito: a neurociência da motivação e da paixão pelo ensinar”, a palestra foi conduzida pelo neurocientista Anderson Rauber da Silva, mestre em Inovação em Educação pela Universidade de Lisboa e especialista em Neurociência e Aprendizagem pela USP.
A iniciativa fez parte do Programa de Neurociência Aplicada à Educação – Academia de Neurodocência, que foi desenvolvido entre maio e outubro de 2025, com carga horária de 12 horas por cursista.
O programa tem como objetivo capacitar professores e equipes pedagógicas no uso de estratégias inovadoras e colaborativas, promovendo o bem-estar docente e o aprimoramento do ensino e da aprendizagem. A formação, com carga horária de 72 horas, contou com a participação de profissionais da equipe pedagógica da Rede Municipal de Ensino, que atendem alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental.
“A Semed reforça seu compromisso com uma educação humanizada, inovadora e alinhada aos princípios da Base Nacional Comum Curricular e da Proposta Curricular de Jaraguá do Sul, reconhecendo a formação continuada como um pilar fundamental para aprimorar a qualidade da educação oferecida no município. Investir na formação de nossos educadores é investir diretamente no futuro de nossos alunos. O Programa de Neurociência Aplicada à Educação foi desenhado para ser transformador e os primeiros resultados já podem ser vistos na prática”, afirma a secretária Iraci Müller.

Evento reuniu quase dois mil servidores | Foto: divulgação/PMJS
O que dizem os professores que participaram da formação
“A formação de neurociência foi muito importante, pois trouxe conhecimentos sobre o funcionamento do cérebro e o modo de aprender dos seres humanos, apresentando estratégias práticas para usar no dia a dia em sala de aula, despertando o foco e a atenção dos alunos. Nos fez refletir sobre a nossa prática docente, lembrando a importância da intencionalidade, por que fazemos? para que fazemos? como fazemos? Nessa formação compreendemos que para termos um aprendizado, é preciso despertar a curiosidade, revisar o conteúdo com pontos principais e promover novas experiências”, comentaram as professoras da EMEB Guilherme Hanemann, Camila Ropelato e Priscila Munhoz Alves Lourenço.
“Em minha humilde opinião sou grata por esse curso, pois fui despertada por um sentimento de aprender a aprender cada vez mais. Esse curso me despertou alguns questionamentos como : Como o cérebro aprende? Como posso aprimorar minhas práticas pedagógicas tendo esse conhecimento e tornar minhas práticas mais eficazes? Desde do primeiro encontro, me interessei por assuntos e termos que antes desse curso não se faziam conhecidos por mim, isso me acendeu uma luz, ao ponto de me matricular numa pós graduação em Neurociência. A cada encontro novos conhecimentos e entender a necessidade do nosso cuidado pessoal para não cair nas ciladas do estresse, ansiedade e o pior de tudo: repassar isso aos alunos que lido diariamente”, afirma a professora Fernanda Mariano Cardoso, da EMEB Frei Aurélio Stulzer.