A Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke abre na quarta-feira (24/9) o período de inscrições para o processo de ingresso de alunos para o 6º ano do Ensino Fundamental, com pré-qualificação em agropecuária, para o ano letivo de 2026. Ao todo, são 105 vagas abertas para estudantes que estejam concluindo o 5º ano em 2025.
O edital completo do processo de ingresso foi publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira (23/9) e também está disponível no site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/EscolaAgricola2026). O prazo para inscrições encerra em 5 de outubro.
Os interessados deverão se inscrever por meio do formulário eletrônico no site da Prefeitura. O candidato que não tiver acesso à internet ou que, por qualquer motivo, não conseguir realizar a inscrição online, poderá buscar a secretaria da escola Carlos Heins Funke, localizada na rodovia SC-418, em Pirabeiraba.
Após preencher o formulário online, o responsável legal do candidato deverá entregar pessoalmente os documentos necessários, previstos em edital, na Escola Agrícola, nos dias 6, 7 e 8 de outubro, das 8h às 17h30, para efetivar a inscrição.
O processo será conduzido por uma comissão interna, composta por servidores da Secretaria de Educação, equipes da unidade de ensino e colegiados da Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke.
O resultado final será divulgado em 27 de novembro, com o período de matrícula dos aprovados previsto para o período de 1º a 5 de dezembro.
Quem pode participar do processo
Para participar do processo de ingresso, os alunos devem estar concluindo o 5º ano do Ensino Fundamental em 2025. São três categorias de estudantes que podem se inscrever: filhos de produtores rurais residentes em Joinville; filhos de trabalhadores rurais residentes em Joinville; residentes em Joinville em zoneamentos específicos.
Neste último grupo, serão considerados aptos a participarem do processo os candidatos que comprovem residência fixa no zoneamento das escolas localizadas no Distrito de Pirabeiraba e bairro Rio Bonito, além daqueles que moram no zoneamento das escolas do campo (conforme previsto no edital).
No caso de haver mais candidatos do que o número de vagas disponíveis, a Secretaria de Educação realizará sorteio para preencher as vagas disponíveis. Esta etapa ocorrerá em 26 de novembro.
Diferentemente dos outros anos, o edital do processo de ingresso não prevê mais a etapa prática de atividades agropecuárias e a entrevista.