Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Projeto Saúde à Mesa promove desenvolvimento sustentável de empreendimentos na Vigorelli

Divulgação/Prefeitura de Joinville

Por: Pedro Leal

23/09/2025 - 14:09

Atendendo a uma demanda da comunidade da Vigorelli de fortalecer e desenvolver de forma sustentável os empreendimentos locais, uma ação conjunta da Vigilância Sanitária, Centro de Inovação e Educação em Saúde (CEIS) – Maria Carola Keller e universidades de Joinville está dando continuidade às ações de educação para qualificar o comércio de bares e restaurantes.

“A revitalização da Vigorelli trouxe condições que favorecem o crescimento econômico, atraindo turistas e visitantes, mas um crescimento saudável também depende da capacidade destes estabelecimentos em oferecer serviços de qualidade. Por isso, vimos a oportunidade de um acompanhamento contínuo, com ações que vão além das capacitações pontuais”, explica Allisson Domingos, gerente da Vigilância Sanitária de Joinville.

Foi a partir disso que a Vigilância acionou o Centro de Educação, Inovação e Saúde (CEIS), que mantém parceria com universidades e trabalha com soluções em saúde.

“O CEIS fez um diagnóstico das necessidades da Vigorelli e trabalhamos em parceria com as instituições de ensino. Trouxemos para nos auxiliar neste projeto as universidades Católica SC, Univille e Ielusc. Iniciamos pensando somente na área da saúde, mas ampliamos para as áreas de marketing e administração”, explica a coordenadora do CEIS, Viviane Alano da Silva Ruzza.

A ação promove oficinas e orientações com temas como manipulação de alimentos, segurança alimentar, diversidade de cardápio, gestão de ofertas e serviços, atendimento ao público, ações de marketing e educação financeira. Cada universidade trabalha um tema, e alunos e professores se dedicam à orientação dos proprietários de restaurantes.

São 11 estabelecimentos participantes. Após algumas semanas de capacitações teóricas, no dia 20 de setembro, iniciaram as oficinas práticas em cada estabelecimento e com o apoio de universitários.

Na área de nutrição, o foco tem sido a segurança alimentar, como o preparo e o armazenamento dos alimentos. Na área de marketing, são abordados temas como criação de marca, redes sociais e canais de divulgação. Na área administrativa, as universidades orientam sobre a organização da parte financeira e contábil que uma empresa precisa ter.

Rejane Regina da Silva Martins trabalha na cozinha do restaurante da família e acompanha o desenvolvimento do negócio desde antes do processo de revitalização da Vigorelli. Para ela, este projeto tem sido essencial para elevar a qualidade do estabelecimento.

“No meu pensar, ajudou muito. Antes a gente tinha uma visão, hoje a gente tem outra. A gente sempre gosta de apresentar um bom produto no prato. Aqui o nosso segredo é a comida da vovó”, explica Rejane.

E este apoio vai para além do sabor da cozinha. Com o projeto, o restaurante já entendeu o papel estratégico de atualizar as redes sociais, postar pratos atrativos e se relacionar neste canal com o cliente. Agora, uma pessoa da família cuida das redes.

“Foi aqui que minha neta Giovana entrou. Agora mudou até para tirar uma foto, o ângulo, pegar a vista, sempre responder os clientes. Cada vez a gente quer melhorar mais”, reforça Rejane.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).