Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

“Influencer de Deus”: Papa canoniza primeiro santo “millenial”

Foto: Casa de Santidade Carlo Acutis/Cortesia

Por: Pedro Leal

07/09/2025 - 08:09 - Atualizada em: 07/09/2025 - 09:03

O italiano Carlo Acutis, conhecido como “influencer de Deus”, foi canonizado neste domingo (7) pelo papa Leão XIV. Acutis, que morreu em 2006 aos 15 anos, é o primeirlo santo “millenial”.

As informações são da agência Lusa.

Em missa solene, o papa pronunciou a fórmula latina que confirma a canonização de Carlo Acutis e também do estudante leigo Pier Giorgio Frassati (1901-1925), que foi recebida com fortes aplausos na Basílica de São Pedro.

A cerimônia, realizada ao ar livre, contou com a presença de milhares de fiéis de todo o mundo, sobretudo jovens devotos de Acutis, que transportavam santinhos com a imagem do adolescente.

Esteve também presente o presidente italiano, Sergio Mattarella, os pais e os dois irmãos de Carlo Acutis.

A mãe Antonia Salzano foi responsável por levar o relicário contendo um fragmento do coração do filho ao altar.

São Carlos Acutis é o primeiro santo da chamada geração dos ‘‘millennial’ (nascidos entre 1981 e 1996). Ele nasceu em Londres, em 3 de maio de 1991, onde o seu pai vivia, mas, pouco depois, mudou-se, com a família, para Milão.

Após receber a comunhão, aos 7 anos, começou a dedicar-se à Igreja e começou a trabalhar com um estudante de engenharia informática no site da paróquia, com quem aprendeu a desenhar e a criar páginas na internet. Seu legado online se deu na forma de um site multilíngue que documentava os chamados milagres eucarísticos reconhecidos pela Igreja. Na época, o desenvolvimento de sites era apenas dominado por profissionais da área.

Acutis era conhecido por passar horas em oração todos os dias.

Em outubro de 2006, Acutis foi diagnosticado com uma forma agressiva de leucemia e, poucos dias depois, morreu, aos 15 anos e 5 meses de idade, em 12 de outubro de 2006.

O corpo foi conservado e exposto na Basílica de São Francisco de Assis, na Itália, onde surge vestido de calça jeans e ténis Nike e é venerado por fiéis de todo o mundo.

Foi beatificado em 10 de outubro de 2020 e, em 23 de maio, foi anunciado que o papa tinha assinado o decreto para a sua canonização.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).