Um professor de uma escola básica estadual de São João do Itaperiú, no Norte de Santa Catarina, foi denunciado por importunação sexual contra sete alunos – a idade das vítimas é entre 13 e 15 anos.
As informações são da NSC.
Segundo a delegada responsável pelo caso, Milena Rosa, as denúncias foram recebidas pela Polícia Civil no dia 14 de agosto, com investigação iniciada no mesmo dia.
A polícia não detalhou de que forma ocorreu a importunação contra os alunos adolescentes.
Os pais dos alunos foram ouvidos e que já foi solicitado o depoimento especial das vítimas em juízo; em casos de crimes contra dignidade sexual de menores de 18 anos, as vítimas não podem ser ouvidas na delegacia, mas sim no fórum, acompanhado de assistente social ou outra pessoa especializada neste tipo de depoimento.
Além disso, a Polícia Civil deve ouvir na próxima semana profissionais da unidade de ensino. A previsão é que, após os depoimentos dos educadores, o inquérito seja finalizado com máxima urgência.
Prefeitura de cidade de SC é alvo de operação contra corrupção
Como o caso ocorreu em uma escola do Estado, a Secretaria de Estado da Educação (SED) informou por meio de nota que repudia qualquer tipo de violência dentro ou fora das escolas estaduais de Santa Catarina.
A SED, por meio da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Joinville, relatou ainda que está acompanhando de perto a situação e apura os fatos com celeridade, para que sejam adotadas todas medidas cabíveis se confirmadas as gravíssimas acusações.
A equipe multiprofissional do Núcleo de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola (NEPRE) está realizando o atendimento e acompanhamento psicológico dos alunos e familiares que realizaram as denúncias.