Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Alesc aprova projeto de lei de Lunelli que cria o Parque Barriga Verde

Foto: PMJS

Por: Pedro Leal

05/08/2025 - 17:08 - Atualizada em: 05/08/2025 - 17:29

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou nesta terça-feira projeto de lei de autoria do deputado Antídio Lunelli que cria o Parque Estadual Barriga Verde, uma iniciativa inovadora que alia sustentabilidade, segurança, lazer e qualidade de vida para os catarinenses. Mais do que uma área de lazer, o parque é uma solução inteligente para prevenção de enchentes nos municípios.

Lei concede a Joinville o título de Capital Nacional dos Bombeiros Voluntários

A inspiração para o projeto veio da experiência bem-sucedida em Jaraguá do Sul, onde a construção de uma área de escape para as águas da chuva transformou a realidade da cidade. A obra foi feita na gestão de Lunelli quando prefeito. Antes, alagamentos eram frequentes, especialmente em períodos de chuvas intensas. Hoje, com a área destinada ao escoamento natural da água, o cenário mudou. O que antes era sinônimo de destruição virou sinônimo de preservação ambiental, proteção da população e espaço público de convivência e lazer.

Dos senadores de SC, dois assinaram impeachment de Moraes

“O Parque Barriga Verde mostra que é possível prevenir e/ou minimizar os impactos das intempéries com planejamento, criatividade e união de esforços. Essa lei é um divisor de águas. Literalmente. Jaraguá do Sul é a prova viva de que funciona”, afirmou Lunelli.

O projeto aprovado permite que os municípios de Santa Catarina possam criar seus próprios Parques Barriga Verde, em parceria com o Ministério Público, as Prefeituras e a Defesa Civil do Estado.

Com a aprovação na Alesc, o projeto segue para sanção do governador Jorginho Mello. A expectativa é que a medida impulsione a criação de parques semelhantes em todas as regiões do Estado.
Equipamentos são pensados para resistir às cheias

Os parques criados a partir do modelo Barriga Verde são planejados para conviver com as cheias. Os brinquedos, bancos, passarelas e demais estruturas são fabricados com materiais resistentes à água e de fácil manutenção. Após o período de alagamento, a área pode ser totalmente recuperada com uma simples limpeza, sem danos permanentes ou necessidade de reconstrução.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).