Um grupo de pesquisadores de Joinville voltou de São Paulo com um importante reconhecimento na bagagem: o 1º lugar na categoria Educador do Prêmio Dica de Mestre, durante o Congresso Aprender Criança 2025 – considerado o maior da América Latina nas áreas de Neurociência, Educação e Transtornos do Neurodesenvolvimento.
O projeto vencedor, “Efeitos de uma intervenção neuropsicopedagógica sobre indicadores de risco para dificuldades de aprendizagem em escolares”, foi desenvolvido em escolas públicas de Joinville e apresentou resultados expressivos: a redução de 88% nos riscos de dificuldades de aprendizagem em crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Governador assina decreto que fortalece logística reversa em Santa Catarina
O estudo foi coordenado pelo professor doutor Fabrício Cardoso, da Faculdade CENSUPEG, junto com a professora Taís Carenzi, em parceria com as gestoras da Secretaria de Educação de Joinville, Simone Melo Verli Cabral e Suelen Flores de Souza Corrêa. O trabalho integra a atuação do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos (LIEENP) da CENSUPEG.
Durante o evento em São Paulo, os pesquisadores apresentaram os dados do estudo para o público do Congresso, mostrando como a atuação neuropsicopedagógica nas salas de aula tem gerado impactos reais na aprendizagem dos estudantes da rede municipal.
Jardim Botânico de São José celebra 10 anos com programação especial em agosto
“Ganhar o prêmio com esse estudo mostra que Joinville está usando ciência para transformar a educação pública. Estamos colhendo resultados concretos com impacto direto nos estudantes”, destaca o professor Fabrício Cardoso.
A conquista, segundo o coordenador, consolida Joinville como referência nacional em práticas pedagógicas baseadas em evidências científicas, valorizando o papel do professor e o uso da neuropsicopedagogia na aprendizagem de crianças da rede pública.
“Essa premiação mostra o valor da parceria entre universidade e rede pública. É uma conquista coletiva que representa o esforço de professores, pesquisadores e gestores comprometidos com a aprendizagem dos alunos”, reforça Cardoso.
Durante o Congresso, outros três trabalhos coordenados pelo LIEENP nas áreas de sono e autismo também foram premiados. O Congresso Aprender Criança reuniu educadores de todo o país entre os dias 17 e 19 de julho, em São Paulo.