Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Jardim Botânico de São José celebra 10 anos com programação especial em agosto

Foto: Divulgação/PMSJ

Por: OCP News Florianópolis

23/07/2025 - 14:07 - Atualizada em: 23/07/2025 - 14:55

Para comemorar uma década de história dedicada à preservação ambiental, pesquisa científica e educação, o Jardim Botânico de São José prepara uma programação especial para o próximo dia 16 de agosto. Durante todo o dia, o público poderá participar de atividades como contação de histórias, distribuição de mudas, shows e apresentações de artistas locais, além de desfrutar de food trucks, ações de recreação e oficinas de educação ambiental.

A programação oficial será divulgada nas próximas semanas, mas já promete marcar este marco histórico para São José, fortalecendo o Jardim Botânico como referência de conservação da flora nativa e de lazer educativo. Reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente e integrante da Rede Brasileira de Jardins Botânicos, o espaço é considerado um importante instrumento de estudo e preservação de espécies da Mata Atlântica.

Uma década de expansão

Após a incorporação de 12,3 hectares de área com fragmentos de Mata Atlântica por compensação, o Jardim Botânico caminha para se tornar a maior unidade de conservação municipal de Santa Catarina. Um estudo preliminar realizado pelo Instituto Nila mapeou 105 espécies vegetais distribuídas em 50 famílias botânicas, incluindo o Palmito Juçara, espécie ameaçada de extinção e essencial para o equilíbrio da fauna local.

Para a fauna, já foram catalogadas 20 espécies entre aves, mamíferos e outros animais típicos da Mata Atlântica, com destaque para o tamanduá-mirim e o cachorro-do-mato. “Esse levantamento reforça a importância ecológica do espaço, que se conecta ao maior corredor ecológico do estado, junto à Serra do Tabuleiro, tornando-se um grande laboratório ao ar livre para estudantes, pesquisadores e para toda a comunidade”, explica a bióloga Edilane Rocha Nicolete, responsável pelo levantamento.

Rubens ressalta que o Jardim Botânico de São José se consolida como modelo de integração entre pesquisa, conservação e educação ambiental. “Além da visitação guiada, os frequentadores podem fazer trilhas ecológicas, piqueniques na grama, conhecer espécies raras no cactário — que reúne exemplares de 37 países — e explorar o Jardim Sensorial, que também é acessível para pessoas com deficiência visual, com placas em braile”, frisa.

Serviço:

  • Endereço: Rua Cauassú – Bairro Potecas, São José;
  • Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h | Sábados, das 9h às 18h;
  • Entrada gratuita.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp