Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ivo e Cecília Konell: parceiros na vida e na política

Ivo e Cecília com a bisneta Ana Carolina que hoje está com 4 anos | Foto: arquivo pessoal

Por: Elisângela Pezzutti

30/09/2025 - 06:09 - Atualizada em: 30/09/2025 - 10:18

O economista, advogado e administrador Ivo Konell, hoje com 80 anos, e a psicóloga e professora Cecília Konell, de 79, marcaram o cenário político de Jaraguá do Sul como único casal a chefiar o Executivo Municipal. Ambos se elegeram pelo Movimento Democrático Brasileira (MDB), partido que Ivo ajudou a fundar na cidade, em 1982.

Casados há 60 anos, eles têm 3 filhos, 6 netos e uma bisneta. Além da parceria no convívio familiar, há décadas dividem o interesse pela política, um meio pelo qual acreditam que é possível mudar a vida das pessoas para melhor.

Raízes em Jaraguá do Sul

Jaraguaense de nascimento, antes de ser prefeito (gestão 1989 a 1993) Ivo exerceu atividades na iniciativa privada – foi gerente-administrativo da empresa Luiz Kienen S/A, trabalhou na Metalúrgica Erwino Menegotti e na Lukisa Distribuidora de Bebidas.

Na gestão de Durval Vasel nos anos 1980, ocupou o cargo de secretário municipal de quatro diferentes pastas: Administração; Finanças; Saúde; e Bem Estar Social.

Pelo então PMDB, elegeu-se deputado estadual por Santa Catarina (1995-1999) e se reelegeu ao parlamento na gestão seguinte. Nos dois mandatos, integrou diversas comissões.

Em 2010, candidatou-se à vaga de deputado federal pelo Democratas (DEM). Com 20.388 votos, ficou suplente, mas não chegou a ser convocado.

Filiado no Partido Socialista Brasileiro (PSB), em 2014 disputou vaga na Assembleia Legislativa (Alesc), recebeu 8.793 votos, ficou na suplência e não foi convocado para a legislatura.

Pelo PSB, concorreu à Prefeitura de Jaraguá do Sul nas eleições de 2016, quando obteve 24.953 votos e ficou na segunda colocação.

Ivo foi homenageado pela Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (ANVFEB) com o título de “Amigo da Força Expedicionária Brasileira”. Por ter sido prefeito no ano de realização da primeira Schützenfest, em 1989, também foi homenageado na celebração dos 30 anos da festa. Em 1999 recebeu homenagem da Alesc pelas duas legislaturas exercidas.

Cecília, que por um acaso do destino nasceu em Campo Grande (MS), também se considera jaraguaense, pois vive aqui desde que era bebê e sua família é de Jaraguá do Sul. Ela é neta de João Januário Ayroso, que dá nome à principal via do bairro Jaraguá Esquerdo

Antes de entrar na política de forma direta, Cecília trabalhou por muitos anos como professora, lecionando a disciplina de Estudos Sociais, e foi diretora da Escola Albano Kanzler. Ocupou o cargo de secretária do Bem-Estar Social na gestão do marido e, quando se elegeu prefeita (gestão 2009-2012), Ivo também esteve ao seu lado como secretário de Administração e Finanças. Ela tentou a reeleição em 2012 e ficou na segunda colocação, com 29.182 votos.

Ivo recorda que quando assumiu a Prefeitura de Jaraguá do Sul, em 1989, havia carências de toda ordem no setor público, mas a cidade já vivia um ritmo acelerado de desenvolvimento no setor privado | Foto: arquivo OCP News

Obras de destaque no município

Entre os destaques dos seus mandatos, Ivo e Cecília citam a construção da rodoviária, edificação de 7 das maiores pontes da cidade, recompra do Parque Municipal de Eventos e construção de dois galpões, asfaltamento do Rio da Luz, de Ribeirão Grande do Norte (rota dos hotéis), 13 creches, 12 postos de saúde, 6 galerias que evitaram ocorrência de enchentes, principalmente na área central e bairros próximos e mais de 300 ruas asfaltadas. “Tudo feito com recursos próprios, sem participação de verbas estaduais ou federais e sem contratação de empréstimos. Fomos os únicos prefeitos que investiram em habitação, criando a Companhia Municipal de Habitação, e contribuindo decisivamente na construção de 1.400 unidades habitacionais”, afirma Ivo. Como psicóloga e professora, as obras sociais e na área da Educação eram as que faziam brilhar os olhos de Cecília.

A ocorrência de enchentes e deslizamentos que causaram prejuízos imensos ao município foram os maiores desafios enfrentados pelo casal quando chefiaram o Executivo jaraguaense.

Ivo conta que quando assumiu a prefeitura, em 1989, a cidade era bem menor que hoje em todos os aspectos.
“Tínhamos uma população cerca de 60 mil habitantes, com um faturamento de mais ou menos 3 milhões de dólares e carências de toda ordem no setor público, mas em um ritmo acelerado de desenvolvimento no setor privado”, recorda, completando que a época já era de migração intensa. Hoje, 36 anos depois, a população de Jaraguá do Sul mais que triplicou e já chega a 200 mil habitantes.

Como psicóloga e professora, as obras sociais e na área da Educação eram as que faziam brilhar os olhos de Cecília | Foto: arquivo OCP News

Embora não participem mais da vida política, Ivo e Cecília afirmam estar antenados nos acontecimentos. “É impossível ser diferente após 45 anos de ligação direta com essa atividade”, diz Ivo.

Questionados sobre que conselho dariam para quem está entrando na política, afirmaram que é necessário que “estejam certos dos seus propósitos de servir à comunidade e preparados para esta empreitada difícil”.

Rotina familiar

Além da rotina doméstica, Ivo e Cecília são bastante ativos. Juntos, fazem aula de pilates duas vezes por semana e musculação também duas vezes por semana. O casal continua morando em Jaraguá do Sul e gosta muito de viajar, mas seu maior prazer está em curtir a família, ainda mais com a chegada da primeira bisneta, Ana Carolina, hoje com 4 anos.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.