A necessidade de ampliar o número de vagas para novos alunos do ensino fundamental e médio no bairro Nereu Ramos e região, em Jaraguá do Sul, foi o tema central de uma reunião entre o deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) e a secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta, realizada nesta quarta-feira (16).
Durante o encontro, o parlamentar destacou que a Escola de Educação Básica Euclides da Cunha, uma das mais antigas do município, não comporta mais a demanda crescente. A unidade não possui espaço físico suficiente para a criação de novas salas de aula, o que impede a ampliação do número de matrículas.
Como encaminhamento, ficou definido que, nas próximas semanas, a secretária Luciane Ceretta e uma equipe técnica da Secretaria da Educação visitarão o município para avaliar de perto a situação e, em conjunto com a prefeitura, construir um plano de ação.
- Idoso, saiba como se proteger de golpes na internet; vai ter palestra em Jaraguá do Sul
- Livro que resgata a memória urbana de Jaraguá do Sul será lançado na semana que vem
“O deputado nos trouxe informações muito importantes sobre a realidade dessa comunidade, o que nos motiva a ir até lá para avaliar a situação e, junto com o município, traçar um plano de ação. Precisamos garantir que não faltem vagas para os estudantes”, afirmou a secretária.
Segundo Dr. Vicente, o Município já manifestou disposição em ceder um terreno para a construção de uma nova escola no bairro, que vem registrando forte crescimento.
“Já havia apresentado essa demanda ao ex-secretário Aristides Cimadon, mas, por questões burocráticas, não houve progresso. Agora vivemos um novo momento. A secretária Luciane Ceretta prontamente entendeu a urgência da situação. Uma das propostas é a construção de uma nova escola no bairro, em parceria com a prefeitura, algo que será analisado tecnicamente na reunião entre as secretarias municipal e estadual de Educação. Vamos acompanhar esse processo de perto para que a comunidade seja atendida, essa é a questão central”, destacou o deputado.
Reforma de escolas
Na reunião, o deputado também cobrou agilidade nos processos de licitação para a reforma de escolas na região Norte, entre elas a própria Euclides da Cunha e a Escola Felipe Manke, de Massaranduba. Ceretta confirmou que ambas estão entre as 200 unidades educacionais consideradas prioritárias pelo Estado. A previsão é que a ordem de serviço para o início das obras da Escola Felipe Manke seja assinada entre outubro e novembro deste ano.