A comunidade Santa Paulina de Jaraguá do Sul, que existe desde 1994, realizou no último fim de semana a sua festa da padroeira. O evento, com tema junino, foi marcado por várias missas, gastronomia, voluntariado, pescaria e, claro, fé em Cristo e nas graças da padroeira da luta contra o câncer.
O padre Sérgio da Silva, pároco responsável pela comunidade, reforçou que Santa Paulina tem raízes na fé forte, mas também na história da região e do bairro Vila Lenzi. “Santa Paulina tem uma ligação muito grande com esse povo [da Vila Lenzi]. Nós temos aqui uma imigração muito forte de italianos que trazem essa fé em Santa Paulina, que também era italiana [naturalizada brasileira]”.
A festa, que já acontece há algumas décadas, é a maior celebração religiosa do bairro Vila Lenzi. Ir ao evento, aproveitar o banquete servido, a música e os brinquedos infantis disponíveis para as crianças já se tornou parte da tradição anual dos moradores vizinhos da comunidade. Padre Sergio relata que a fé cristã é nítida no trabalho que cada um dos cerca de 70 voluntários realiza. “Esta celebração, além de ser uma grande alegria, é uma manifestação de fé, de unidade da comunidade através desta tradição predominantemente italiana e também um motivo de esperança, celebrar esta festa diante da igreja que estamos construindo”, ressalta o pároco.
O crescimento da festividade também é destaque nesta edição de 2025. No passado recente, a pandemia de Covid-19 e o tempo chuvoso diminuíram o público presente ao evento religioso. Porém, este ano, o sol fez com que o sucesso voltasse a acontecer. Padre Sérgio, que está na comunidade há pouco mais de três anos, comenta que neste tempo já pode perceber a grandiosidade das obras e da fé dos fiéis. O pároco comenta que toda Jaraguá do Sul deveria conhecer a comunidade na Vila Lenzi.
“Eu espero que Jaraguá do Sul procure a Vila Lenzi através da comunidade Santa Paulina. Ela é um ponto de referência. Quando as pessoas olham a igreja [em construção], se emocionam. Ela é uma réplica do Santuário de Santa paulina em Nova Trento e eu espero que possa trazer muitas pessoas para cá para podermos aumentar essa unidade e, aos poucos, transformar esse local em um ponto de espiritualidade ainda maior”, convida.
A igreja em construção já enfeita a paisagem da Vila Lenzi. No horizonte, ela se mostra saindo das árvores como se tivesse germinado de uma semente plantada no topo do morro. Inclusive, fiéis fazem esta mesma analogia:
“É como se a sementinha de fé que plantamos no início da história da comunidade tivesse germinado e hoje já é uma árvore quase crescida de fé e devoção”.
Por se tratar de uma comunidade pequena, a construção da nova igreja ocorre de forma lenta. Eventos como a festa da padroeira acabam contribuindo para a manutenção da comunidade e a construção da nova igreja tem sido realizada com recursos arrecadados dos dizimistas e benfeitores da causa.
“A vida pastoral e o trabalho humanitário da comunidade precisa ser alimentado, por isso nem todo o valor arrecadado pela festa vai para a construção da nova igreja. Inclusive, quero agradecer a todos os benfeitores que têm nos ajudado. Pedimos a Deus todas as graças e as bençãos para todos que enxergam o bem que a igreja Santa Paulina faz para Jaraguá do Sul e nos ajudam”, finaliza o pároco.
Onde encontrar e como ajudar
A comunidade Santa Paulina de Jaraguá do Sul fica na Rua Severino Tomelin, no bairro Vila
Lenzi. Interessados em participar, ajudar a comunidade ou frequentar as missas, podem entrar em contato com a secretaria da paróquia São Judas Tadeu por telefone ou WhatsApp: (47) 3275 3003.