A Comunidade Santa Paulina, que no dia 24 de setembro completa 30 anos de existência, está construindo uma igreja na Rua Severino Tomelin, na Vila Lenzi. A obra, que deve ter um custo total de cerca de R$ 5 milhões, é inspirada na igreja do Santuário Santa Paulina, localizado na cidade de Nova Trento.
A pedra fundamental foi lançada no dia 13 de dezembro de 2015, durante celebração eucarística presidida pelo então pároco Helias de Oliveira, da Paróquia São Judas Tadeu. A obra está sendo erguida em um terreno doado e terá 1.225 m2 de área construída, com capacidade para 688 pessoas sentadas.

Obra está sendo erguida em terreno doado | Foto: Fábio Junkes
Arrecadação de recursos
Segundo Eduardo Vieira, coordenador da Comunidade Madre Paulina, até agora já foram investidos na construção cerca de R$ 2 milhões, obtidos por meio de muitas rifas e eventos, como a Festa da Padroeira, comemorada em 9 de julho, e também a Noite da Polenta, realizada no dia 21 de setembro. “Inclusive, esta semana a gente ganhou um Fusca, que será rifado”, informa o coordenador. Além disso, uma parte dos recursos vem de doações feitas por um grande número de fiéis.

Maquete (à direita) mostra como ficará a igreja depois de pronta | Foto: Divulgação
Fé e devoção
O padre Sérgio da Silva, da Paróquia São Judas Tadeu, diz que o objetivo da construção é reforçar a devoção à Santa Paulina. “Ela tem uma força muito grande entre o nosso povo, principalmente nas questões relacionadas à saúde. Santa Paulina, em vida, sempre foi dedicada a isso”.
Quanto à obra, a perspectiva é deixar pronta, ainda este ano, toda a parte das paredes. “Estamos iniciando agora a campanha do telhado, para que a gente possa concluí-la. Certamente, a igreja será muito visitada pelo povo de Jaraguá do Sul e região”, afirma padre Sérgio.
Quem deseja contribuir para o término da construção, pode colaborar com qualquer valor na chave Pix [email protected].

O próximo passo, após as paredes estarem erguidas, será a construção do telhado | Foto: Fábio Junkes
Sobre Santa Paulina
Santa Paulina, falecida em 1942, foi uma religiosa ítalo-brasileira. Primeira santa do Brasil, foi canonizada em 2002, recebendo o nome de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus. Ela foi beatificada pelo papa João Paulo II, em visita a Florianópolis, em 17 de outubro de 1991.
O seu nome de batismo era Amábile Lúcia Visintainer. Ela nasceu em Vígolo Vattaro, na Itália, no dia 16 de dezembro de 1865 e tinha dez anos quando sua família mudou-se para o Brasil. Seus pais, os italianos Antônio Napoleone Visintainer e Anna Pianezer, eram católicos fervorosos.