Igreja inspirada no Santuário Santa Paulina está em construção na Vila Lenzi

Foto: Fábio Junkes

Por: Elisângela Pezzutti

17/08/2024 - 07:08 - Atualizada em: 19/08/2024 - 09:45

A Comunidade Santa Paulina, que no dia 24 de setembro completa 30 anos de existência, está construindo uma igreja na Rua Severino Tomelin, na Vila Lenzi. A obra, que deve ter um custo total de cerca de R$ 5 milhões, é inspirada na igreja do Santuário Santa Paulina, localizado na cidade de Nova Trento.

A pedra fundamental foi lançada no dia 13 de dezembro de 2015, durante celebração eucarística presidida pelo então pároco Helias de Oliveira, da Paróquia São Judas Tadeu. A obra está sendo erguida em um terreno doado e terá 1.225 m2 de área construída, com capacidade para 688 pessoas sentadas.

Obra está sendo erguida em terreno doado | Foto: Fábio Junkes

Arrecadação de recursos

Segundo Eduardo Vieira, coordenador da Comunidade Madre Paulina, até agora já foram investidos na construção cerca de R$ 2 milhões, obtidos por meio de muitas rifas e eventos, como a Festa da Padroeira, comemorada em 9 de julho, e também a Noite da Polenta, realizada no dia 21 de setembro. “Inclusive, esta semana a gente ganhou um Fusca, que será rifado”, informa o coordenador. Além disso, uma parte dos recursos vem de doações feitas por um grande número de fiéis.

Maquete (à direita) mostra como ficará a igreja depois de pronta | Foto: Divulgação

Fé e devoção

O padre Sérgio da Silva, da Paróquia São Judas Tadeu, diz que o objetivo da construção é reforçar a devoção à Santa Paulina. “Ela tem uma força muito grande entre o nosso povo, principalmente nas questões relacionadas à saúde. Santa Paulina, em vida, sempre foi dedicada a isso”.

Quanto à obra, a perspectiva é deixar pronta, ainda este ano, toda a parte das paredes. “Estamos iniciando agora a campanha do telhado, para que a gente possa concluí-la. Certamente, a igreja será muito visitada pelo povo de Jaraguá do Sul e região”, afirma padre Sérgio.

Quem deseja contribuir para o término da construção, pode colaborar com qualquer valor na chave Pix c2205@diocesejoinville.com.br.

O próximo passo, após as paredes estarem erguidas, será a construção do telhado | Foto: Fábio Junkes

Sobre Santa Paulina

Santa Paulina, falecida em 1942, foi uma religiosa ítalo-brasileira. Primeira santa do Brasil, foi canonizada em 2002, recebendo o nome de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus. Ela foi beatificada pelo papa João Paulo II, em visita a Florianópolis, em 17 de outubro de 1991.

O seu nome de batismo era Amábile Lúcia Visintainer. Ela nasceu em Vígolo Vattaro, na Itália, no dia 16 de dezembro de 1865 e tinha dez anos quando sua família mudou-se para o Brasil. Seus pais, os italianos Antônio Napoleone Visintainer e Anna Pianezer, eram católicos fervorosos.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.