2014, 2018, 2022. Estes são os anos em que Neymar já representou a canarinha numa Copa do Mundo. Será que vamos poder adicionar “2026” à lista? Pela vontade do jogador, sim. O próprio já afirmou que a a Copa do Mundo de 2026 será sua última e que “fará de tudo para ajudar o Brasil a finalmente conquistar o hexa“. Contudo, todos sabemos que o jogador tem tido uma carreira “atribulada”, marcada por muitas lesões que nem sempre lhe permitem estar ao nível que nos habituou nos tempos de Santos e Barcelona por exemplo.
Histórico de lesões do craque
Neymar sempre foi um jogador que não deixava escapar uma polémica. E infelizmente uma lesão também. O jogador teve uma carreira fantástica no início mas quando se foi aproximando dos 30, o corpo começou a dar sinais de alguma fragilidade, sendo aplicado por muitos como um “jogador de vidro” porque se parte facilmente. Desde outubro de 2023, altura que estava no Al-Hilal que o craque se viu abraçado com inúmeras lesões.
Uma das suas piores lesões foi em 2023 num jogo pela seleção contra o Uruguai. Essa entorse sofrida obrigaram-no a submeter-se a uma cirurgia que o viria a afastar dos gramados por mais de um ano. Depois de sair do Al-Hilal o jogador voltou ao Santos à procura de voltar a ser feliz num sítio que já o tivera sido. Contudo, tudo começou de forma negativa. Porém, acabou de renovar contrato até ao final da temporada.
Mal retornou ao Santos, Neymar sofreu uma lesão na coxa que o atirou, novamente, para fora dos gramados. Isto depois de ter estado afastado 42 dias por uma lesão que sofreu na final do campeonato Paulista de futebol ao serviço do Santos. Nessa altura, final perdida por 2-0 para a equipa de Abel Ferreira que levantou a taça. A situação atual não é a mais animadora já que o jogador continua lesionado.
Lesão atrás de lesão até ao dia de hoje
Ele precisa de ir à bruxa, ou então de encontrar um médico milagroso se quiser jogar a Copa do Mundo 2026, copa essa que o Brasil é um dos favoritos à vitória. Se olharmos para a lista das melhores casas de apostas e formos ver as odds para qual será o vencedor da Copa, vemos que o Brasil é a 3ª equipa mais favorita a vencer a competição com uma odd de 8, apenas atrás de Espanha e França.
Será que as odds podem ser afetadas perante uma eventual lesão e ausência de Neymar na copa? É bem provável que sim. O que é certo é que se a Copa fosse agora, Neymar estaria fora porque ainda se recupera de uma lesão muscular na coxa esquerda, sofrida em abril de 2025, durante um jogo entre Santos e Atlético-MG. Desde então, não voltou aos relvados, e o departamento médico do clube tem adotado uma abordagem cautelosa, sem previsão concreta de retorno.
Relação com a Seleção: apoio, mas ainda sem regresso
Apesar de estar afastado dos relvados, Neymar continua próximo da Seleção Brasileira. O craque não foi convocado por Carlo Ancelotti para os últimos compromissos da canarinha, justamente por não estar em condições físicas ideais. No entanto, fez questão de visitar a concentração da equipa antes do jogo contra o Paraguai (que garantiu o apuramento), demonstrando apoio e o seu desejo de voltar a vestir a camisola do Brasil. Ancelotti, por sua vez, tem sido claro: só convocará Neymar quando este estiver completamente recuperado e em forma para competir ao mais alto nível.
A verdade é que Neymar não joga pela seleção desde outubro de 2023, altura em que sofreu uma grave lesão num jogo frente ao Uruguai. Desde então, a sua ausência tem sido prolongada e marcada por sucessivos contratempos físicos. Ainda assim, tanto o jogador como a equipa técnica mostram-se otimistas com um eventual regresso em 2026. A esperança é que o tempo esteja do lado do craque, e que o seu corpo consiga aguentar a preparação necessária para aquele que poderá ser o seu último Mundial com a amarelinha.
Prognóstico para a Copa de 2026: esperança e cautela
A presença de Neymar no Mundial dos Estados Unidos, Canadá e México continua envolta em incerteza. Embora ainda esteja em processo de reabilitação, há um esforço conjunto entre o jogador, o Santos e a comissão técnica da Seleção para que ele esteja apto a disputar aquela que será, muito provavelmente, a sua última Copa.
Caso consiga evitar novos contratempos físicos e recuperar plenamente a forma, Neymar tem boas hipóteses de ser incluído na lista final de Ancelotti – um cenário que ainda depende, no entanto, da resposta do corpo nos próximos meses.
A contagem decrescente para a Copa do Mundo de 2026 já começou e já existem vários times apurados. Sobre Neymar, o tempo joga tanto a favor como contra. O talento continua lá, a vontade também — falta apenas que o corpo colabore. Se conseguir vencer mais esta batalha contra as lesões, o craque poderá finalmente ter a despedida em grande que tanto deseja… e quem sabe, ajudar o Brasil a conquistar o tão sonhado hexa.