Normalmente quando o assunto é admissões no mercado do trabalho, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Governo Federal sempre aponta o crescimento das contratações no segmento do comércio durante o 2º semestre, devido a datas como Natal, Réveillon, Black Friday, Dia dos Namorados, entre outras.
No entanto o último boletim do Caged apontou que ainda primeiro semestre o segmento comercial de Jaraguá do Sul bateu novo recorde de admissões no mês de março: 900 novos postos de trabalho.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Thiago Sarmanho, o comércio não absorvia tanta mão de obra desde a retomada econômica, pós-pandemia em 2021. “Registramos 900 novas admissões no comércio em março de 2025, é o maior número já registrado no novo CAGED e um crescimento de 17% nas contratações em comparação ao mesmo período de 2024″, apontou Sarmanho.
Vereadores aprovam atualização da Tarifa Social de água e esgoto em Jaraguá do Sul
Para o secretário um dos fatores que contribuiram para esse aumento nas contratações no comércio local, foram os recentes investimentos realizados por grandes redes de varejo, com a abertura de novas unidades no município. “Isso explicaria essa mudança na curva de contratações no comércio, que normalmente é fortalecida somente no segundo semestre.”
O vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaraguá do Sul (CDL), Gabriel Wulff, também analisou este momento do comércio local.
“No município, a gente entende que o comércio, quando se expande, se reflete no crescimento econômico de uma cidade. À medida que existem empregos, geração de riqueza, as famílias consomem, têm novas necessidades, novos bairros se expandem, novas regiões crescem e isso acaba expandindo também o consumo e as oportunidades do nosso comércio. No primeiro trimestre desse ano tivemos a inauguração de algumas grandes redes varejistas, principalmente conectadas ao setor de alimentação, que são grandes consumidores de mão de obra e acabam incrementando e fechando esse pacote e gerando esse número de recordes de 900 anos emitidos no mês de março.”, destacou.
Para Wulff, os números do Município também contrastam com os do Estado e da União. “Quando a gente olha para nossa cidade, para Santa Catarina e para o Brasil, a gente vê o País perdendo postos de trabalho, com o número de pessoas ativas no comércio diminuindo 0,10%. Já Santa Catarina, no primeiro trimestre cresceu 0,47%. No mesmo período Jaraguá do Sul cresceu 0,86%. Significa que acompanhamos e superamos o ritmo do Estado que, por sua vez tem um saldo positivo em relação ao no Brasil, no comércio. Outra questão é que nós em Jaraguá do Sul também temos um saldo positivo 82% superior quando pegamos a base de vagas ativas versus o saldo positivo é superior a Santa Catarina”, analisou.