Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Frio será mais intenso no sul do país, aponta meteorologia

Foto: Arquivo OCP

Por: Elisângela Pezzutti

24/05/2025 - 13:05 - Atualizada em: 24/05/2025 - 13:42

A chegada de uma frente fria entre a próxima terça-feira (27) e quarta-feira (28) deve causar queda na temperatura nos estados da região Sul e também em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com possibilidade de atingir ainda estados das regiões Norte e Sudeste.

Segundo informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta sexta-feira (23), o ar frio intenso pode favorecer a ocorrência de neve em áreas das serras gaúcha e catarinense na quinta-feira (29).

“O choque das massas de ar quente e frio – favorecido pelo avanço do sistema frontal – poderá provocar, inicialmente, tempo severo nos estados do Sul e áreas entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Além da chuva, haverá queda brusca das temperaturas sobre essas áreas”, informou o Inmet.

A frente fria deve chegar inicialmente no Rio Grande do Sul, avançando depois sobre Santa Catarina e Paraná, podendo resultar em temperaturas negativas.

Frio na região Sul

A expectativa é de temperaturas mínimas em torno dos 3°C a 5°C negativos em áreas dos estados do sul, a partir da terça-feira, quando aumentará também a condição para geada ampla em áreas do sul do país. A condição de geada pode atingir também áreas do sul do Mato Grosso do Sul.

O instituto informou ainda que a massa de ar frio pode chegar a Rondônia, Acre e ao sul/sudoeste do Amazonas. Um anticiclone presente na retaguarda da frente fria poderá empurrar o frio para latitudes mais baixas. Essa ação deve gerar frio mais intenso.

Além disso, ainda na quinta-feira, há a possibilidade de quedas nas temperaturas em áreas de São Paulo e do sul do Rio de Janeiro.

Fonte: Agência Brasil

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.