O Vaticano divulgou nesta quinta-feira (24) uma foto do projeto de túmulo do Papa Francisco, localizado na Igreja de Santa Maria Maior, em Roma, onde o próprio pontífice decidiu ser sepultado.
Por meio de um comunicado, a Santa Sé detalhou que “a tumba foi feita em mármore de origem ligure com a única inscrição “FRANCISCUS” e a reprodução de sua cruz peitoral. A tumba foi preparada no nicho da nave lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza da Basílica de Santa Maria Maior. A tumba está situada perto do Altar de São Francisco”.
- Conclave: Entenda as regras sobre a data da eleição papal
- Entenda o Conclave: 3 catarinenses estão entre os 7 cardeais brasileiros que podem votar
- Funeral do papa deve reunir pelo menos 200 mil fiéis no sábado (26)
O Vaticano já havia informado mais cedo que os fiéis poderão visitar o túmulo, de forma permanente, a partir do próximo domingo (27).
Mais de 60 mil pessoas já passaram pelo caixão do papa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, até a manhã deste dia, o segundo dos três dias de cerimônia antes de seu funeral no próximo sábado. As filas continuam longas durante o dia.
Cortejo fúnebre do Papa Francisco seguirá de Roma para Santa Maria Maior em ritmo solene. A assessoria de imprensa do Vaticano disse nesta quinta-feira que o cortejo fúnebre do Papa Francisco percorreu as ruas de Roma até a Basílica de Santa Maria Maior para o sepultamento em um veículo, mas “a passo de pessoa”.
Embora ainda não tenha sido determinada a rota que o caixão seguirá após a missa fúnebre na Praça de São Pedro até a basílica romana, foi relatado que a procissão se moverá lentamente para que os romanos e os fiéis possam ver a passagem do caixão.
Ainda não se sabe em que tipo de veículo será feito o traslado, pois todos esses detalhes estão sendo coordenados com as autoridades italianas.
O Vaticano confirmou que tanto o funeral quanto o traslado serão acompanhados ao vivo, enquanto o momento do sepultamento será privado.
O rosário programado para a tarde de sábado, após o funeral em Santa Maria Maior, será realizado na parte externa para permitir a preparação do túmulo.
* Com informações da Gazeta do Povo.